Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Núcleo de Educação Ambiental (NEA) participa de evento de lançamento do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P no Ifes Guarapari

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 11h24 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 11h27

O evento foi realizado no dia 06 de junho de 2017 no auditório do Ifes Guarapari. O professor Doutor Thiago Holanda Basilio do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental (NEEA) do Ifes-Piúma ministrou a palestra: Sustentabilidade e os benefícios das iniciativas ecológicas na instituição e comunidade. Também estiveram presentes os estudantes Nathan Gonçalves Rosa Reis, Suzana Fernandes Bastos, Emilly Fernandes Baylet e Sávio Saboia Magalhães do curso de Engenharia de Pesca do Ifes e membros da equipe do NEEA.


O Ifes Guarapari é a primeira instituição do Espírito Santo a realizar essa pactuação com a Ministério do Meio Ambiente para pensar em estratégias e ações voltadas a sustentabilidade, economia de recursos e diminuição de gastos públicos. Essa iniciativa pode promover o interesse de outras instituições a seguirem o mesmo exemplo e implantarem uma Agenda Ambiental voltada a Sustentabilidade.

A Agenda Ambiental tem o objetivo de encontrar formas para gastar menos energia, reduzir gastos, gerar o mínimo de rejeitos, adquirir produtos que causem menos danos ambientais, entre outros. A A3P propõe a busca de estratégias inovadoras que estão associadas a adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. É um programa criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais e tem como proposta a criação de uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

O Ifes – Campus Guarapari está em processo de implantação do projeto A3P desde 2016 e no evento de Pactuação, representantes do Ministério do Meio Ambiente estiveram presentes para a assinatura dos documentos. O evento foi organizado pelos alunos da graduação em Administração do campus e toda a comunidade acadêmica.

O professor Thiago Holanda e a equipe do NEEA Parabenizam a todos que trabalharam para essa realização e que mais resultados positivos sejam alcançados e que outros campis do Ifes possam aderir a essa iniciativa. O Ifes Piúma já vem desenvolvendo ações de sustentabilidade desde 2012 e buscará os meios junto ao Ifes de Guarapari para obtenção também dessa pactuação e oficialização da sua Agenda Ambiental.

 

 

Creditos das Fotos: Nathan Gonçalves Rosa Reis e Thiago H.B.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página