NEEA promoveu, nos dias 02, 03 e 05 a Semana do Meio Ambiente 2017: Poluição Marinha e Resíduos Sólidos

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 15h39 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 12h36

Dia 05 de junho, foi o dia nacional do meio ambiente, e com isso, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma, promoveu o evento “Semana do Meio Ambiente 2017: Poluição Marinha e Resíduos Sólidos” nos dias 02, 03 e 05 de junho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância que a preservação do meio ambiente tem em nossas vidas, pois é necessário agir e agir agora, para tentar minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.DSC 0146 min
Participaram do evento um total de 642 pessoas, divididas entre escolas municipais e estaduais da região, além, dos estudantes e servidores do Ifes - Campus Piúma. As ações foram dividas em três momentos: Dia 02 houve uma coleta seletiva nas ilhas e praias de Piúma, onde foram coletados cerca de 180 kg de resíduos, o local com maior concentração foi a praia doce com 58 kg. No dia 03 foi ofertada palestra e oficinas participativas como: Horta urbana, artesanato com conchas, brinquedos sustentáveis, sabão ecológico, aproveitamento de embalagens, sensibilização ambiental, arte, cultura e natureza. As oficinas foram dirigidas pelos integrantes do NEA, com exceção da oficina de “Arte, Cultura e Lazer”, que foi ministrada por membros do Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP). Após o término de cada oficina, os alunos foram dirigidos ao ginásio, onde foram apresentados os resultados da coleta realizada no dia anterior. No dia 05 foram promovidas duas marchas pelo meio ambiente, uma aconteceu na parte da manhã e outra na parte da tarde. Ao longo da passeata, foi realizada uma pesquisa sobre resíduos sólidos, através de um questionário com a população de Piúma.
Ao final os estudantes foram dirigidos para a entrada do Ifes onde foi feito o encerramento do evento com a fala do Coordenador do NEA, Thiago Holanda Basílio e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Raniery Antônio Silva Miranda. A equipe organizadora avaliou o evento como produtivo por alcançar o objetivo proposto e por abranger um grande público externo.