Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias Gerais > Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Início do conteúdo da página

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 10h11 | Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 10h55

Nos dias 23 a 31 de outubro de 2018, na Biblioteca Clarice Lispector, do Ifes Campus Piúma, realizou a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”, junto com a comemoração de seu aniversário, com o tema “Cinco anos com Clarice”. Durante toda a semana, houve a Exposição Vida e Obra de Clarice, além de outras atividades, como Chá com Clarice, Quiz, Feira de Troca de Livros, Contação de História. Todo o evento foi organizado pelos servidores: a Bibliotecária, Maria de Lourdes Cardoso; a Estagiária, Natália Marchiori Rossi; o Técnico em Assuntos Educacionais, Perícles José Ferreira; as docentes, Celi Maria de Souza e Silênia de Azevedo Silveira Rangel; os discentes, Ezequiel Alves, Flavio da Cunha Gomes Junior, Gabriel Alves, Ingrid da Silva Dutra, Isabelli Moreira Réboli da Silva, João Pedro Borges, Juliana Mezadri de A. Machado, Karol Oliosi Paulino de Oliveira, Lays Cristine Gonçalves Mattos, Liliana da Silva Bourguignon, Maria Clara Barbosa Silva de Azevedo, Mariana Herpet Salvador, Paulo Henrique Campos Lyrio, Rayssa Isidorio Rangel, Roberta Fernandes Pontini, Roberta Fregonasse Castilho, Tallita Lougon Duarte.

Dentre os momentos que envolveram o Chá com Clarice, os professores de Língua Portuguesa, da Instituição, discutiram textos da obra A descoberta do mundo, escritos por Clarice, na década de 1960, degustando um delicioso chá com biscoitos, entre outras guloseimas, e lendo: Persona, com a professora Celi Maria de Souza; Das Vantagens de Ser Bobo, com o professor Ivan Almeida Rozário Júnior; e Carta ao Ministro da Educação, com a professora Silênia de A. Silveira Rangel. Concomitante à Exposição e ao Chá com Clarice, ocorreu o Quiz – O quanto você sabe sobre a vida e a obra de Clarice Lispector – com o sorteio de brindes para os alunos que acertaram todas as perguntas. A Feira da Troca de Livros incidiu de forma positiva com várias obras circulando entre os visitantes da Exposição e dos usuários da Biblioteca.

No dia 25 de outubro, a Instituição recebeu as crianças da Casa de Passagem, de Piúma, que junto com os discentes realizaram um Tour pelas dependências do Campus, culminando com a visita à Biblioteca Clarice Lispector, onde ocorreu a Contação de História com a professora Silvana Maria Gomes da Rocha, que narrou para as crianças a primeira história infantil escrita pela homenageada: “O Mistério do Coelho Pensante”. Enquanto as crianças viajavam na história, deliciavam-se com algodão doce, sucos, bolos e biscoitos. Após esse momento, houve a entrega de livros doados por Péricles José Ferreira. Depois de muito divertimento, as crianças foram conduzidas pelos discentes para o ambiente do piquenique. Nele, as crianças participaram de momentos também recheados de lanches deliciosos, de balas, de brincadeiras, de presentes, além de cantarem com a participação da Banda Temporada de Gripe.

WhatsApp Image 2018 11 06 at 09.49.49fd009a0b eff6 4d2c 90a3 25a5f092ab44

20181031 094243

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página