Página inicial > Notícias > Venha Participar do NEEA Núcleo de Estudo e Educação Ambiental!!! Abertura de Edital para seleção de novos(as) voluntários(as)

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2015, 00h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h36

A temática ambiental constitui hoje uma das grandes provocadoras de reflexão e participação de todos, principalmente os jovens, sendo peça fundamental nas discussões e decisões sobre o que devemos fazer nesse momento crítico na história do planeta Terra.

A questão ambiental é hoje um tema prioritário e fundamental para a sustentabilidade da vida em todos os aspectos e em todas as regiões do planeta. Esse tema nos convoca a dialogar em todo momento e em qualquer lugar, nos incentivando a refletir sobre o processo de formação da cidadania na mudança de hábitos, valores e atitudes, voltadas a iniciativas locais sustentáveis para um mundo com mais qualidade de vida. É preciso enfim, criar condições para que a questão ambiental atinja todos os movimentos e organizações das comunidades e, sobretudo propiciar que cada participante possa apropriar-se dela, atribuindo-lhe um significado prático para suas vidas.

Nesse sentido a Diretora Geral e o Coordenador do Núcleo de Estudos e Educação Ambiental (NEEA) do Ifes Campus Piúma, torna pública a abertura do Processo de Seleção de Voluntários para o Programa NEEA 2015/2016: ‘‘Desenvolvimento sustentável e conservação do litoral sul do Espírito Santo, Brasil’’, cadastrado no Pró-Reitoria de Extensão do Ifes.

A presente seleção será realizada para compor o quadro da equipe do NEEA que irá desenvolver ações do Programa recentemente cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão do Ifes. Esse Programa tem como objetivo desenvolver atividades que promovam a Educação Ambiental relacionadas ao Plano Nacional de Extensão Universitária e as diretrizes da Rede Nacional de Extensão – RENEX, para o desenvolvimento de ações e atividades em Educação Ambiental no sentido de melhorar os processos de gestão ambiental, conservação e geração de emprego e renda nos ambientes costeiros do litoral sul do ES.

Com os seguintes Objetivos específicos:

1. Formar estudantes e profissionais para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão voltadas a conservação dos ambientes costeiros do litoral sul do Espírito Santo;

2. Indicar pontos de conflitos, fontes de poluições e degradações que possam interferir na gestão e conservação das Ilhas, bem como as potencialidades da produção pesqueira e das atividades ecotursticas nessas regiões costeiras;

3. Desenvolver atividades de educação ambiental junto aos moradores e estudantes para possibilitar a sensibilização e a melhor divulgação do conhecimento das relações biológicas, históricas, geográficas e ecológicas existentes;

4. Produção de materiais informativos sobre as espécies, relações tecnológicas, ecológicas, históricas e culturais, para subsidiar a conservação aliada as práticas sociais, econômicas e ambientais desenvolvidas nas ilhas do litoral sul desse estado;

5. Fomentar ações de sustentabilidade, conservação e manejo pesqueiro necessários para melhoria contínua, expansão e aumento da competitividade e da renda dos pescadores e marisqueiras, bem como toda população que utiliza as ilhas costeiras para algum benefício.

Os estudantes serão envolvidos em todos os processos desde o planejamento a execução das atividades propostas por esse programa em suas diferentes linhas de ensino, pesquisa e extensão (QUADRO 1). Os estudantes selecionados serão os atores principais no levantamento das informações acerca da cadeia produtiva e seus arranjos locais desenvolvidos nas Ilhas costeiras do litoral sul do Espírito Santo para, em conjunto com os pescadores e marisqueiras, trabalharem na elaboração de soluções voltadas a conservação e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis nessas regiões tão importantes para a economia do município e do Estado. Será elaborado um plano de trabalho para cada voluntário selecionado voltado ao desenvolvimento das atividades propostas durante o período de vigência desse programa, com orientação de equipe multidisciplinar de professores coordenadores do NEEA.

A proposta permitirá que os estudantes sejam envolvidos também em suas diferentes disciplinas nos cursos técnicos de Pesca, Aquicultura, e de graduação em Engenharia de Pesca, necessários para troca de experiências e de conhecimentos com os/as pescadores e marisqueiras do litoral sul do estado. Os estudantes estarão praticando vivências que serão uteis em toda formação acadêmica, possibilitando o envolvimento de mais pessoas e incentivando possíveis profissionais e investidores nas atividades realizadas.

Confiamos que esse assunto mereça a devida atenção e contamos com a colaboração dos estudantes para o envolvimento nas atividades a serem realizadas. Qualquer dúvida podem ficar a vontade para nos procurar para que você possa se juntar a nossa equipe e trabalhar para conservação das regiões costeiras do sul do Espírito Santo.

- Edital

Cronograma de Atividades do Programa NEEA 2015/2016

Homologação dos candidatos

Por: Prof. M.Sc. Thiago Holanda Basilio.