Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 20 de Março, Dia Nacional da Aquicultura
Início do conteúdo da página

20 de Março, Dia Nacional da Aquicultura

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 10h06 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 12h53

No Dia Nacional da Aquicultura, saiba mais sobre essa área tão importante não só para o Ifes campus Piúma, mas para todos nós.

20.03 DIA NACIONAL DA AQUICULTURA

A aquicultura é a ciência que estuda técnicas de cultivo não só de peixes, mas também de crustáceos (como o camarão e a lagosta), de moluscos (como o polvo e a lula), de algas e de outros organismos que vivem em ambientes aquáticos. Até rãs, tartarugas e jacarés podem ser criados para alimentação humana.

Há na produção de peixes dois métodos muito utilizados. Um deles é o dos tanques-redes, que são criadouros parecidos com gaiolas, mantidos na água de rio, de lago ou do mar. E, o outro método, é o do tanque escavado que, como o próprio nome diz, trata-se de um reservatório artificial, de água, escavado no solo.

Ao contrário do que possa parecer, a aquicultura não é nenhuma novidade. Isso porque ela já era praticada por povos antigos no passado. Há, por exemplo, relatos de que os chineses tinham conhecimento das técnicas de criação de peixes muitos séculos atrás, e de que os egípcios já cultivavam tilápias (espécie de peixe) há cerca de uns quatro mil anos.

Hoje a aquicultura é vista como alternativa bastante viável à pesca, por causa da redução da quantidade de peixes nos mares. Além disso, a criação de peixes em tanques-rede, ou em tanques escavados, pode ajudar a garantir um alimento mais barato e de qualidade, contribuindo, assim, para acabar com a fome que ainda existe em muitas partes do mundo.

O Ifes campus Piúma parabeniza a todos os profissionais da área, e também aos alunos do nosso Curso Técnico de Aquicultura.

Fonte: Embrapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página