Página inicial > Notícias > Ensino Flexível

Ensino Flexível

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2020, 12h29 | Última atualização em Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 12h27

Índice de Artigos

Ensino Flexível

O Ifes - Campus Piúma adotou a estratégia de ensino flexível para todos os seus cursos com oferta de ensino presencial com as APNPs como forma de complementação de carga horária letiva (Portaria 1191/2021).

No período de agosto e setembro o Campus Piúma se organizou para iniciar o ensino flexível para os cursos de Graduação e Técnico em 27/09 e 04/10, respectivamente.

Nesta página você encontrará detalhes sobre como funcionará o Ensino Flexível no Campus Piúma.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) deliberou, em reunião no sexta-feira 23/07/2021, pela transição das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) para um modelo de ensino flexível na instituição a partir do mês de agosto.

Protocolos de Segurança

O Ifes – Campus Piúma segue os protocolos de segurança elaborados pela Reitoria. Estes protocolos foram organizados por uma equipe multidisciplinar e tem como objetivo de fornecer diretrizes para o retorno da rotina laboral e acadêmica da instituição e, com isso, mitigar potencial transmissibilidade do coronavírus.

Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais

Recomendações em Saúde

Protocolo de Retorno – Pesquisa e Pós Graduação

Declarações

(atualizado em 22/10/2021)

Visando uma melhor organização para que possamos ter um ensino flexível seguro, todos os alunos devem preencher os formulários informando se irão ou não retornar as atividades presenciais.

Os formulários estão divididos em dois tipos:

◾  Anexo I - deve ser preenchido pelos alunos que IRÃO retornar para as atividades presenciais

◦  A - Menores de idade - (anexo I-A)

◦  B - Maiores de idade - (anexo I-B)

◾  Anexo II - deve ser preenchido pelos alunos que NÃO IRÃO retornar para as atividades presenciais, optando por continuar no ensino remoto.

◦ ​​​ A - Menores de idade - (anexo II-A)

◦  B - Maiores de idade - (Anexo II-B)

Todos devem ficar atento ao preenchimento correto, lembrando que há uma diferença entre os formulários para os alunos que são menores de idade (Anexo I ou II A) e para os que são maiores de idade (Anexo I ou II B).

Após preenchidos e devidamente assinados, os formulários devem ser entregues ao CRA. A entrega pode ser feita no próprio campus ou digitalizado e enviado para o e-mail cra.pi@ifes.edu.br.

Dicas:

- os formulários estão em formato preenchível, ou seja, é possível preencher o arquivo através do próprio telefone celular.

- a maioria dos aplicativos de visualização de PDF para telefone celular permitem a assinatura do documento. Assim você consegue preencher e assinar através de seu telefone.

Divisão de Turmas

(atualizado em 02/02/2022 com as declarações entregues até 02/02/2022)

As turmas serão divididas de acordo com o número de alunos matriculados e capacidade segura dos espaços. Os grupos farão revezamentos semanais nas aulas presenciais.

Os cursos técnicos serão divididos de acordo com o município de residência declarado pelo aluno no Registro Acadêmico. Esse agrupamento foi idealizado com o objetivo de um uso racional dos transportes de alunos de fora de Piúma.

Serão dois grupos. O primeiro GRUPO A iniciará as atividades presenciais na semana do dia 04/10/2021 enquanto o GRUPO B ficará em APNPs. Na semana do dia 11/10 ou grupos se invertem e o GRUPO B ficará em atividade presencial enquanto o GRUPO A ficará em APNPs.

Municípios e seus grupos

Grupo A - Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Itapemirim, Marataízes, Vila Velha e Vitória.

Grupo B - Alfredo Chaves, Anchieta, Guarapari, Iconha, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Serra e Vargem Alta.

Os alunos de outros municípios foram distribuídos de forma a contribuir com uma divisão balanceada entre os grupos.

Técnico em Aquicultura

1° Aquicultura Matutino

2° Aquicultura Matutino

3° Aquicultura Matutino

1° Aquicultura Vespertino

2° Aquicultura Vespertino

3° Aquicultura Vespertino

Técnico em Pesca

1° Pesca Matutino

2° Pesca Matutino

3° Pesca Matutino

1° Pesca Vespertino

2° Pesca Vespertino

3° Pesca Vespertino

Engenharia de Pesca

Horários de aulas 2021-2

Clique aqui para acessar os horários de aulas atualizados.

Lista de E-mails | Corpo Docente do Campus Piúma (formato .pdf, tamanho 245 kb)