Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisa sobre turismo religioso no Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Pesquisa sobre turismo religioso no Espírito Santo

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 15h15 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 11h18

Pesquisa sobre turismo religioso no Espírito Santo

Se a fé move montanhas, é bem capaz de mover pessoas. Partindo desta premissa, o GETAP — Grupo de Estudos Territoriais e Atividade Pesqueira do Ifes campus Piúma iniciou em 2023 a pesquisa “Destinos de fé — Inventário do turismo religioso no Espírito Santo”.

A pesquisa visa realizar um levantamento das manifestações religiosas com potencial para se tornar destinos de fé, ou seja, com potencial para receber turistas.

O objetivo é produzir um catálogo do turismo religioso no Estado e coletar dados que possam dar suporte aos gestores públicos para a elaboração de políticas públicas voltadas ao turismo religioso.


Em sua primeira fase, a pesquisa está se dedicando àquelas manifestações ligadas às religiões de matriz afro-brasileira, mas nos próximos anos também se dedicará a outras matrizes como a cristã católica, a cristã protestante, oriental, esotérica e espiritualista.

Por meio de um formulário online, os participantes podem indicar manifestações religiosas ligadas às religiões de matriz afro-brasileira que consideram que devem ser conhecidos e divulgados. A participação é anônima.

Após a finalização desta coleta, os pesquisadores analisarão, com critérios técnicos, aqueles destinos com potencial para o turismo religioso.

Os pesquisadores também estão em contato com os secretários de turismo, Cultura e Educação dos 78 municípios do Estado e estão realizando a pesquisa arquivos de jornais e sites ligados à temática.

“A diversidade cultural e religiosa é uma marca do nosso Estado e o turismo religioso é um grande nicho a ser explorado de forma consciente e sustentável, assim como já acontece com o turismo de sol e praia, o agroturismo e o turismo de aventura”, afirma o Prof. Clinger Cleir Silva Bernardes, coordenador da pesquisa.

O pesquisador também afirma que ao começar a pesquisa com os destinos de fé ligados as religiões de matriz afro-brasileira percebeu o preconceito velado e explícito de algumas pessoas, mas que a pesquisa foi fortalecida pela divulgação feita por coletivos negros e afro religiosos; também por líderes religiosos da umbanda e do candomblé; e por pessoas anônimas, que lutam contra o preconceito e o racismo estrutural.

Participe da pesquisa, acessando o formulário e informe o seu destino de fé preferido. Mas lembre-se que, nesta primeira fase, estamos catalogando os destinos ligados às religiões de matriz afro-brasileira.

A pesquisa terá a duração de 3 anos e vai adaptar a sua metodologia conforme as características específicas de cada matriz religiosa e conta com a participação da Bolsista Myrela Soares Alpoim, estudante do 3º ano do Curso Técnico em Pesca.

Participam da pesquisa os professores e pesquisadores do GETAP:
Clinger Cleir Silva Bernardes - Professor de Filosofia - responsável pela pesquisa
Marcio de Paula Filgueiras – Antropólogo
Giliard Sousa Ribeiro – Turismólogo
Eduardo Rodrigues Gomes – Geógrafo

Reportagens sobre a pesquisa na imprensa:

Pesquisa faz levantamento de eventos religiosos do Espírito Santo – Século Diário
https://www.seculodiario.com.br/cultura/pesquisa-faz-levantamento-de-eventos-religiosos-do-espirito-santo

registrado em:
Fim do conteúdo da página