Página inicial > Notícias > Ifes – Campus Piúma será representado por estudante em evento internacional: 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar e 8º Congresso Brasileiro de Oceanografia

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 14h37 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 14h40

João Victor dos Santos Brito, estudante do Curso Técnico em Pesca, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Piúma, aprovou o trabalho intitulado “Avaliação do crescimento de Rhizophora mangle em área de replantio de manguezal no litoral sul do Estado do Espírito Santo, Sudeste do Brasil”, a ser apresentado no 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar e no 8º Congresso Brasileiro de Oceanografia. Os eventos serão realizados em Itajaí, Santa Catarina.

Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, característicos de regiões tropicais e subtropicais, sujeitos ao regime das marés (Fernandes, 2012). Esses ecossistemas produzem cerca de 90% dos alimentos capturados em atividades de pesca marinha e estuarina (Castelo, 2010). Portanto, sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. Nesse contexto, a importância de restaurar esses ecossistemas está na preservação da sua biodiversidade. Assim, o principal objetivo do presente trabalho é recuperar o ecossistema de manguezal presente no município de Piúma, litoral sul do Estado do Espírito Santo.

João Victor é bolsista no Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo – Pesquisador do Futuro (PICJr 2024), por meio do Edital FAPES/SEDU n. º 12/2023. O discente desenvolve suas atividades no Laboratório de Oceanografia e Clima e no Grupo de Pesquisa de Sedimentologia e Dinâmica Ambiental do Ifes-Campus Piúma, com a orientação do Prof. Dr. Marlon C. França.

Referências:
CASTELLO, J. P.; O futuro da pesca e da aquicultura marinha no Brasil: A pesca costeira. Ciência e Cultura, São Paulo, vol. 64, no. 3, p.1-3, 2010.
FERNANDES, Rogério Taygra Vasconcelos. Recuperação de manguezais. Rio de Janeiro. ed. InterCiência. 2012.

Para mais informações, acesse:

Reportagem sobre o projeto na Gazeta Meio Dia edição regional
Site do Grupo de Pesquisa de Sedimentologia e Dinâmica Ambiental do Ifes - Campus Piúma
Currículo Marlon França
Currículo João Victor