Página inicial > Notícias > Vem aí o III SERER - Simpósio Educação para as Relações Étnico-raciais

Vem aí o III SERER - Simpósio Educação para as Relações Étnico-raciais

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 09h17 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h01

No dia 29 de agosto, o Ifes - Campus Piúma realizará, sob a organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a terceira edição do Simpósio Educação para as Relações Étnico-Raciais (SERER) com o tema “DIVERSIDADES: DO DIREITO DE SER... AO DIREITO A PERTENCER”. A ação pedagógica contará com o envolvimento de estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes, do curso de graduação, servidores e colaboradores.

À luz das políticas públicas nacionais de educação para as relações étnico-raciais (ERER) e da política institucional do Ifes, a ação pedagógica, neste ano de 2024, inaugura uma nova estratégia de mobilização educativa: realização de rodas de conversa ao longo do segundo semestre letivo a fim de sensibilizar a comunidade interna e externa sobre o compromisso ético e responsável para o enfrentamento de práticas racistas com a meta de contribuir para uma sociedade antirracista.

neabi piuma.ifes ifespiumaoficial 2

O III SERER terá a abertura oficial no turno da manhã, com a presença de diretores e demais servidores, seguida da mesa redonda intitulada “A escola como espaço de pertença das diversidades étnico-raciais”, com as presenças de profissionais da educação convidados e a participação de representantes do grêmio e do centro acadêmico. A partir de uma abordagem mais contextualizada, os palestrantes promoverão reflexões e discussões sobre identidades, subjetividades, direito à educação, respeito às diversidades étnico-raciais e o empoderamento da juventude.

Com o intuito de promover a interação entre as pessoas e a integração das diversidades, o Campus Piúma, sob orientação do Neabi, busca atender a sua finalidade institucional ao garantir a compreensão de como o racismo estrutural e o racismo institucional podem inviabilizar a emancipação sociocultural das pessoas, despertando um olhar crítico sobre a participação mais efetiva e afetiva da juventude nas relações étnico-raciais presentes na sociedade contemporânea.

QUINTA-FEIRA – 29/08/2024

(Matutino)
07h00-10h00 – Aulas reduzidas (30min)
10h00-10h30 – Intervalo Cultural (Grêmio Estudantil)