Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Nota sobre a circulação de cães no Ifes - Campus Piúma
Início do conteúdo da página

Nota sobre a circulação de cães no Ifes - Campus Piúma

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2024, 14h03 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 14h03

O Ifes - Campus Piúma vem por meio desta informar a todos sobre as medidas que estão sendo adotadas em resposta ao aumento da circulação de cães nas dependências do nosso campus. Nos últimos meses, observamos um crescimento significativo no número de cães que frequentam o campus, o que tem gerado diversas preocupações e situações adversas. Relatos e manifestações recebidas através da Plataforma Fala.BR indicam que esses animais estão perturbando as atividades acadêmicas e administrativas, além de representar riscos sanitários e de segurança à comunidade acadêmica.

Em resposta a essas questões, a gestão do campus tomou as seguintes providências:

Notificação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Através do Ofício nº 052/2024-IFES-Campus Piúma-GDG, de 26.06.2024, solicitamos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que providenciasse a castração e vacinação dos cães encontrados, além de orientação aos possíveis tutores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após vistoria no campus, respondeu com o Ofício 001/2024-GBEA-SEMMA, de 15.07.2024, colocando-se à disposição para realizar a castração de um dos animais (único identificado como não castrado) e sugerindo medidas de contenção como a instalação de telas e a conscientização da comunidade interna, informando que a entrada e permanência desses animais são de inteira responsabilidade do Campus Piúma.

Contato com tutores: um tutor já foi identificado e com a ciência da situação se comprometeu a manter o cão em sua residência.

Campanha de Adoção: Estamos em processo de organização de uma campanha de adoção para assegurar que os cães possam ser acolhidos em condições adequadas e em novos lares, caso não seja possível identificar os tutores e reverter a situação de forma imediata.

Judicialização da situação: Um processo está sendo instaurado, conforme orientação do Procurador Chefe, Doutor Estevão, da Procuradoria Federal junto ao Ifes - Advocacia-Geral da União, de judicialização da situação para que os órgãos municipais assumam a responsabilidade, tendo em vista que outros Campus e mais recente o Campus Cachoeiro de Itapemirim obteve decisão judicial sobre situação semelhante.

Campanha interna de orientação: Solicitamos desde já a colaboração de todos os servidores e alunos e iniciaremos uma campanha para que evitem fornecer alimentos aos cães que circulam pelo campus. Essa ação é fundamental para desencorajar a permanência dos animais e minimizar os riscos sanitários e de segurança que eles podem representar.

Caso alguém tenha o conhecimento de quem é o tutor de algum dos animais, favor comunicar à Diretoria-Geral (diretor.pi@ifes.edu.br) com os respectivos dados de contato do tutor.

A presença desses animais tem causado transtornos nas atividades do campus e levantado preocupações quanto à segurança de todos, incluindo a possibilidade de transmissão de doenças e acidentes.

Agradecemos pela compreensão e pela cooperação de todos para resolver essa questão de maneira eficaz e responsável e também aceitamos sugestões que possam contribuir para a solução do problema.

registrado em:
Fim do conteúdo da página