Governador recebe artesanato religioso produzido por artesãos em projeto de extensão do Ifes - Campus Piúma
Governador recebe artesanato religioso produzido por artesãos em projeto de extensão do Ifes – Campus Piúma.
O Ifes – campus Piúma, em parceria com o Santuário Nacional de São José de Anchieta, entregou ao Governador Renato Casagrande e a demais autoridades presentes, uma réplica do ícone russo-bizantino de São José de Anchieta, produzido por artesãos durante uma oficina de reprodução de ícones (Artesanato religioso).
O objetivo das oficinas foi promover o artesanato religioso com o intuito de impulsionar o turismo em Anchieta e região, com destaque para o Santuário. Além disto, objetivou apresentar possibilidades de acréscimo de renda para as artesãs e artesãos com a reprodução do ícone bizantino de São José de Anchieta, utilizando a técnica da Decoupage.
O projeto teve a participação de artesãs e artesãos de Anchieta, Iconha e Piúma e foi custeado pela Fapes.
O ícone Original foi escrito (pintado) utilizando a tradicional técnica russo-bizantina, em madeira de cedro maciço com 5 cm de espessura e no tamanho de 50 cm por 70 cm. Recebeu a douração de folhas de ouro 24k e a pintura com tintas preparadas com pigmentos naturais e têmpera de ovo. Pela primeira vez, recebeu um ícone a inscrição de “São José de Anchieta”, substituindo assim as versões nas quais o Santo ainda era reverenciado pelo título de Beato. Ainda foi inscrita a frase “Apóstolo do Brasil”, que acompanha o santo desde os primórdios de seu processo de canonização. O ícone encontra-se exposto no retábulo lateral do Santuário Nacional São José de Anchieta, em Anchieta-ES.
Além de participar das oficinas, os participantes também receberam material para produzir peças em casa e, assim, treinar as técnicas apresentadas.
Segundo o Diretor Geral do Ifes – Piúma, Professor Marcelo Fanttini Polese, que presenteou o governador com a réplica, “este Ícone é um marco para a o Estado e região, tendo em vista que é o primeiro e único Ícone de São José de Anchieta e que ficará exposto no Santuário Nacional São José de Anchieta, em Anchieta-ES. Além de ajudar no desenvolvimento do turismo religioso, pois, os artesãos agora possuem o domínio da técnica e podem fazer a réplica para comercialização.”
Na ocasião também foi assinado pelo governador o termo de entrega do Ícone original para assentamento nos registros históricos.
O ícone e as réplicas são fruto do projeto de extensão tecnológica “Tradição e Tecnologia – Conexões entre Artesanato e Cultura Maker para a elaboração de produto de artesanato religioso” aprovado no edital Fapes 11/2023. Foi coordenado pelo Prof. Clinger Bernardes que contou com o suporte das bolsistas Gabriela Neves, Mylena Alpoim e Anna Fábia Luz.
Redes Sociais