Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo de trabalho “Linha de Cuidados: Mãos que Apoiam” realiza primeira formação, com o tema: notificação compulsória
Início do conteúdo da página

Grupo de trabalho “Linha de Cuidados: Mãos que Apoiam” realiza primeira formação, com o tema: notificação compulsória

Publicado: Quinta, 08 de Maio de 2025, 12h59 | Última atualização em Quinta, 08 de Maio de 2025, 14h43

O grupo de trabalho “Linha de Cuidados: Mãos que Apoiam”, vinculada ao Comitê de Implantação da Política de Valorização da Vida do município de Piúma, realizou sua primeira formação com servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Escola Estadual Filomena Quitiba e das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação. O encontro teve como tema central a notificação compulsória de violências.

A formação abordou a obrigatoriedade, prevista em decreto, de que escolas e órgãos da assistência social realizem a notificação compulsória de situações de violência, inclusive aquelas auto provocadas, como automutilação e tentativas de suicídio. A medida visa ampliar o alcance dos atendimentos e garantir respostas mais eficazes às situações de violência vivenciadas.

De acordo com os organizadores, o encontro foi fundamental para aprimorar os procedimentos, fortalecer os fluxos de atendimento e promover encaminhamentos adequados. O grupo de trabalho é composto por representantes do Ifes, do governo do estado e das secretarias municipais envolvidas, tendo como um de seus principais objetivos o fortalecimento do trabalho em rede no atendimento à comunidade com relação ao prevenção ao suicídio.

aP2300617 aWhatsApp Image 2025 05 07 at 07.57.08 2 aP2300683

registrado em:
Fim do conteúdo da página