Projeto do Ifes conquista medalha de bronze em feira internacional de ciência no México
O Ifes – Campus Piúma conquistou medalha de bronze na Final Ibero-Americana da Infomatrix 2026, uma das principais feiras internacionais de ciência e tecnologia da América Latina. O evento foi realizado entre os dias 17 e 20 de junho, em San Luis Potosí, no México.
A premiação foi obtida pelo projeto “Probióticos em acuicultura: colonización instestinal em Oreochromis niloticus por Bacillus subtilis”, desenvolvido pela professora Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves e pela ex-aluna Elisa Baptista Fonseca.
O projeto já havia recebido destaque nacional durante a 24ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), quando conquistou o quarto lugar na categoria Ciências Biológicas, além de Menção Honrosa como projeto destaque do Espírito Santo. O resultado garantiu à equipe a credencial para representar o Brasil na etapa internacional da Infomatrix.
Sobre o projeto
A pesquisa foi iniciada enquanto Elisa era estudante do curso técnico integrado em Aquicultura e bolsista do Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Picti).
O estudo investiga o potencial de bactérias probióticas aplicadas à aquicultura, buscando contribuir para o desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis para a produção aquícola. O uso desses microrganismos pode ajudar a melhorar a saúde dos animais, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de doenças. Além disso, contribuem para uma melhor absorção de nutrientes e podem reduzir a necessidade do uso de antibióticos, tornando a criação de peixes e outros animais aquáticos mais sustentável, segura e eficiente.
O projeto integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) e recebeu sua primeira premiação na 4ª Feira de Ciências Sul Capixaba (Fecisc), conquistando o 1º lugar na categoria Ciências Biológicas e a credencial para representar o Espírito Santo na Febrace. Além dos reconhecimentos obtidos na Fecisc, Febrace e Infomatrix, conforme citado anteriormente, a pesquisa também foi apresentada na Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), onde conquistou o 2º lugar na categoria Ciências Biológicas.
A participação da equipe do projeto na Febrace contou com suporte do Ifes - Campus Piúma, possibilitando o deslocamento e a representação institucional em São Paulo. Já a participação na Infomatrix foi viabilizada por recursos do Campus Piúma e pelo Edital PropopCiência, iniciativa do Ifes voltada ao fortalecimento das ações de divulgação científica, popularização da ciência e incentivo à participação de estudantes e professores em feiras científicas.
Sobre a Infomatrix
A Infomatrix é uma feira internacional de ciência e tecnologia voltada à apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes da América Latina e de outros países participantes. O evento reúne trabalhos nas áreas de ciências, tecnologia, robótica, desenvolvimento de software, divulgação científica, artes e multimídia.
Criada em 2006, a iniciativa surgiu a partir da parceria entre organizações latino-americanas e o concurso internacional Infomatrix, realizado desde 2003 na Romênia. Atualmente, a feira reúne alguns dos principais projetos estudantis da Ibero-América e funciona como espaço de intercâmbio científico, cultural e tecnológico entre jovens pesquisadores.
Esta notícia contém informações de:
• Portal INFOMATRIX Iberoamérica
• Portal de Notícias do Ifes
Redes Sociais