Página inicial > Notícias > Núcleo de Educação Ambiental (NEA) participa de evento de lançamento do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P no Ifes Guarapari

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 11h24 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 11h27

O evento foi realizado no dia 06 de junho de 2017 no auditório do Ifes Guarapari. O professor Doutor Thiago Holanda Basilio do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental (NEEA) do Ifes-Piúma ministrou a palestra: Sustentabilidade e os benefícios das iniciativas ecológicas na instituição e comunidade. Também estiveram presentes os estudantes Nathan Gonçalves Rosa Reis, Suzana Fernandes Bastos, Emilly Fernandes Baylet e Sávio Saboia Magalhães do curso de Engenharia de Pesca do Ifes e membros da equipe do NEEA.

O Ifes Guarapari é a primeira instituição do Espírito Santo a realizar essa pactuação com a Ministério do Meio Ambiente para pensar em estratégias e ações voltadas a sustentabilidade, economia de recursos e diminuição de gastos públicos. Essa iniciativa pode promover o interesse de outras instituições a seguirem o mesmo exemplo e implantarem uma Agenda Ambiental voltada a Sustentabilidade.

A Agenda Ambiental tem o objetivo de encontrar formas para gastar menos energia, reduzir gastos, gerar o mínimo de rejeitos, adquirir produtos que causem menos danos ambientais, entre outros. A A3P propõe a busca de estratégias inovadoras que estão associadas a adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. É um programa criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais e tem como proposta a criação de uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

O Ifes – Campus Guarapari está em processo de implantação do projeto A3P desde 2016 e no evento de Pactuação, representantes do Ministério do Meio Ambiente estiveram presentes para a assinatura dos documentos. O evento foi organizado pelos alunos da graduação em Administração do campus e toda a comunidade acadêmica.

O professor Thiago Holanda e a equipe do NEEA Parabenizam a todos que trabalharam para essa realização e que mais resultados positivos sejam alcançados e que outros campis do Ifes possam aderir a essa iniciativa. O Ifes Piúma já vem desenvolvendo ações de sustentabilidade desde 2012 e buscará os meios junto ao Ifes de Guarapari para obtenção também dessa pactuação e oficialização da sua Agenda Ambiental.

Creditos das Fotos: Nathan Gonçalves Rosa Reis e Thiago H.B.