Um convite à Contemplação no Ifes Campus Piúma
Um olhar sobre o belo totalmente descomprometido com a arte da fotografia. Isto é, não se trata de uma profissional das lentes que clicou as imagens de Contemplação que estarão expostas a partir de hoje, 07/03/2016 até dia 20/03/2016 no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Piúma.
As fotografias são de Luciana Maximo, editora do Jornal Espírito Santo Notícias, professora de Língua Portuguesa, formada em Letras/Literatura pelo Centro Universitário São Camilo, pós-graduada em Gestão Escolar e autora do polêmico livro Rabo de Olho.
Há cinco anos residindo em Piúma, Luciana se apaixonou pelo nascer e pelo pôr do sol, grandes espetáculos. Com uma câmera não profissional nas mãos ela registrou algumas imagens que para ela são inesquecíveis. Em outros momentos, já com uma câmera profissional, mas sem se preocupar com o ângulo que tantos fotógrafos perseguem ela produziu imagens de belezas do entorno da região. São 14 telas retratando paisagens com o nascer e o pôr do sol, além de praias, montanhas e lagoas da região.
A ideia, segundo a jornalista, é mostrar o lado belo da vida em fotografias. A exposição é composta por 14 telas em adesivos de 1.20mt X 80. A I mostra ocorreu durante a Jornada Pedagógica “Unindo Ideias, Construindo Sonhos e Renovando Saberes”, no Ginásio de Esportes, na localidade de São Paulinho, em Presidente Kennedy. “Eu não sou fotógrafa, mas admiro o instante. As fotos inicialmente começaram a ser tiradas durante caminhadas pela manhã e no fim da tarde, sendo que em algumas o sol ainda não havia nascido. Imaginei quantas pessoas perdem o instante com a pressa, com o amontoado de coisas por fazer. Dificilmente se tira um tempo para contemplar o belo e muitas vezes a vida se vai rapidamente, através de um acidente, uma doença que nos pega de surpresa. Outras vezes a correria do dia a dia não deixa sobrar tempo para contemplar o nascer e o pôr do sol, dois grandes espetáculos da natureza”, pontuou Luciana Maximo.
A jornalista ressaltou ainda que pretende viajar com a exposição e exibi-la em hospitais e pronto atendimento médico, além de agências bancárias, onde geralmente as pessoas acabam tendo que permanecer um tempo, ainda que não desejem. “Eu gostaria de tocar as pessoas com uma mensagem subliminar. Para que corremos tanto e para onde vamos afinal? Enquanto isso, espetáculos estão acontecendo a todo instante, no nascer e no pôr do sol”, disse Máximo.
Luciana frisou que gostaria de propor um novo olhar sobre a vida, já que, muitas pessoas estão em busca do ter a qualquer custo. “A cena é um instante, como a foto e a vida. Não podemos viver em busca apenas de conquistar e realizar sonhos, precisamos valorizar a vida, o belo, a natureza, coisas simples”, finalizou.
Visite a exposição no Ifes Campus Piúma!
Por: Maria Claudia Bachion Ceribeli.
Redes Sociais