Campus Piúma recebe representantes do Comitê de Bacias do Rio Doce
Foi realizada nesta sexta feira, dia 06 de maio de 2016 no Campus Piúma, uma reunião entre servidores do Ifes, prefeitura de Colatina, Comitê de Bacia do Rio Doce, ICMBio e Associação de pescadores de Povoação e Regência.
A reunião, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão do Ifes, possibilitou a relação entre comunidade externa e interna para discussão da situação e da elaboração de possíveis projetos para o desenvolvimento de alternativas de renda relacionados ao diagnóstico socioambiental e cultivo de tilápias e camarões nas regiões afetadas pela lama na foz do Rio Doce.
O objetivo foi estreitar a relação do Ifes com a comunidade e estudar quais os melhores projetos a curto, médio e longo prazo para serem desenvolvidos nas comunidades que se localizam as margens da foz do Rio Doce. O trabalho está sendo feito de forma participativa e alguns servidores do Ifes já estiveram nestas regiões para um levantamento inicial de potenciais para futuros projetos aquícolas e de cunho conservacionista e econômicos.
Ficou claro, a partir dos depoimentos dos representantes dos pescadores, que a comunidade necessita de projetos que tenham como ponto principal a geração de emprego e renda, pois eles foram afetados diretamente com a proibição da captura dos peixes no rio e no mar. Essa dificuldade levou muitas famílias a ficarem em extrema vulnerabilidade e o Ifes poderá contribuir para o resgate dos valores do território e de suas atividades produtivas. Foi pensado na possibilidade de criação de um Centro de Referência em Aquicultura em Regência, município de Linhares. Esse centro poderá atuar na capacitação e orientação dos moradores locais para desenvolvimento de estratégias produtivas de cultivo de peixes e camarões em viveiros escavados em um tanque rede, bem como para a manutenção de outras atividades econômicas locais.
Após discussão entre os presentes foi encaminhado que o Ifes fará a articulação com outras instituições, tais como INCAPER, SEAG, SEBRAE para convidá-los a participar dessas iniciativas. Será realizada uma visita técnica nos dias 13 e 14 de maio nas localidades de Regência e Povoação para levantamento de demandas e conversas com representantes da comunidade. A partir desse momento será elaborado um projeto para ser apresentado ao Comitê de Bacias do Rio Doce e para outras instituições que estão envolvidas com esse processo.
{gallery}Comitê-de-Bacias-do-Rio-Doce{/gallery}
Por: Prof. Dr. Thiago Holanda Basílio
Coordenador de Extensão do Ifes Piúma
Redes Sociais