Aluno de Engenharia de Pesca conquista o 1º lugar no Desafio Ifes de Negócios Sociais
O projeto Pro panis fiant eximia (“Hot Fish”), de autoria do aluno Fernando Esposito, estudante do 7º período do Curso de Engenharia de Pesca do Campus, ficou classificado em 1º lugar no Desafio Ifes de Negócios Sociais, realizado no último dia 15 de novembro, após um intenso processo seletivo que começou com quase 70 projetos inicialmente inscritos, dos quais 20 foram escolhidos para a fase classificatória.
O Projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Processamento de Pescados (GePP) e orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Giordani Minozzo.
O evento, que ocorreu entre os dias 13 a 15/11/2015 no Campus Serra do Ifes, foi uma realização do Núcleo Incubador e do Leds – Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções do Ifes, em parceria com a Empresa Júnior Phocus, da Ufes e com o Sebrae e contou com a presença de estudantes e representantes da Proakatemia, da Tampere University of Applied Sciences, da Finlândia.
Durante os três dias da parte final da maratona, as equipes participaram ativamente de atividades planejadas para estimular a inovação social por meio de negócios, onde as propostas de empreendimentos sociais enviadas pelos participantes foram aprimoradas através do suporte de mentores e consultores, e avaliadas por uma banca composta por especialistas em negócios, tendo como enfoque não apenas o seu aspecto social, mas também a sua viabilidade econômica. Outros aspectos analisados foram o segmento, concorrência e tendências de mercado, expectativa de geração de renda, parceiros potenciais, rentabilidade e viabilidade comercial do negócio, além do impacto social, caráter inovador do modelo proposto e o seu potencial de escala.
Para o desenvolvimento das propostas, os participantes contaram com a assessoria de profissionais experientes que os ajudaram a refletir sobre diversos aspectos de seus projetos, como o modelo do negócio, o seu impacto social e o modo de apresentá-lo a potenciais investidores.
Além da assessoria, os participantes contaram com a ajuda de especialistas em diferentes áreas de referência, que deram suporte técnico durante as oficinas e auxiliaram na elaboração do seu pitch, que devia ser apresentado em 5 minutos, contendo as principais ideias, modelos e protótipos desenvolvidos durante a maratona.
As 3 propostas mais bem avaliadas foram premiadas e o projeto vencedor recebeu uma premiação especial: O troféu “Panela de Barro Capixaba”, que foi entregue com um Certificado de participação e a habilitação para o recebimento de 20 horas de consultoria em desenvolvimento de sistemas pelo Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções (Leds) do Ifes, 20 horas de consultoria em design da Empresa Júnior Phocus, da Ufes e a seleção para o processo de pré-incubação no Núcleo Incubador do Ifes – Campus Serra, além da participação nos programas Empretec e Plano de Negócio do Sebrae, que representam um visto de entrada para a apresentação do negócio a potenciais investidores e a representantes de programas oficiais de fomento ao empreendedorismo social.
O campus Piúma se sente honrado com essa conquista e parabeniza nosso aluno e orientador pelo espírito empreendedor, sua visão de negócio e por sua determinação em colocar o ensino, a pesquisa e a extensão – aspectos constituintes de uma educação de qualidade -, a serviço da construção de um mundo melhor através da vocação do nosso Campus, cujo eixo tecnológico está fundamentado na aquicultura, na pesca e no processamento de pescados, áreas abrangidas pela Engenharia de Pesca.
Por: Flávia Spago.
Redes Sociais