Ifes, campus Piúma, promove ação educativa abordando a temática das substâncias psicoativas no contexto escolar
Esta ação educativa teve como objetivos informar, discutir e esclarecer dúvidas a respeito da temática das drogas, por meio de um espaço descontraído e atrativo aos jovens discentes. Optou-se, assim, por uma abordagem acessível, dialógica, contextualizada, que considerasse a realidade local e experiências vividas pelos estudantes.
Para mediar esta ação contou-se com a colaboração de:
Daniel Delvano – Terapeuta Ocupacional; Mestre em Psicologia Institucional e Coordenador do CAPS AD do município de Vila Velha.
Fernando Liotti – Psicólogo; Mestrando em Psicologia Institucional e pesquisador de questões ligadas a temática do uso/abuso de Substâncias Psicoativas.
A realização da atividade se deu através de um roteiro que, utilizando-se de vídeos e questões disparadoras de debate, pudesse provocar os estudantes a compartilharem seus saberes, vivências a respeito da temática das drogas e, a partir disso, discutir e construir colaborativamente, novos conceitos e formas de analisar e novas posturas frente às questões levantadas.
Os temas abordados, entre outros, foram:
- Contextualização da temática das drogas (lícitas e ilícitas) no que se refere aos adolescentes;
- Efeitos, riscos e consequências diante dos diferentes padrões de uso/abuso de drogas;
- Política e práticas de Redução de Danos;
- Ações e posturas diante de pessoas próximas - amigo, parente, aluno, estão fazendo uso nocivo de drogas.
Faz-se apropriado registrar que esta ação educativa foi realizada em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Caderno dos Temas Transversais, e pôs em prática as diretrizes do Decreto nº 6.286/2007, que institui, no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde, o Programa Saúde na Escola – PSE, trazendo o serviço de saúde para o ambiente escolar. Essa legislação tem por finalidade orientar ações que contribuam para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, integrando e articulando as redes públicas de ensino e de saúde galgada através de prática interdisciplinaridade e intersetorialidade.
Esta ação foi desenvolvida a partir do trabalho conjunto da Direção de Ensino e Equipe Multidisciplinar do campus.
Redes Sociais