Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes Piúma acompanha encerramento da temporada de Pesca da Lagosta em Pontal de Marataízes"
Início do conteúdo da página

Ifes Piúma acompanha encerramento da temporada de Pesca da Lagosta em Pontal de Marataízes"

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 10h37 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 10h28

Em visita técnica realizada em 30/11/2016, professores e alunos do Ifes Campus Piúma acompanharam o último dia da temporada da pesca da lagosta em Pontal de Marataízes. O período do defeso da lagosta inicia em 01/12/2016 e termina em 30/05/2017. "Defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Desta forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes"

O pescador Wellington Miguel de Paiva, de Pontal de Marataízes, explicou que no fim da temporada, os barcos retiram os covos, que são os instrumentos de captura autorizados para a pesca da lagosta. Ele explicou a importância de respeitar o período de defeso para garantir que a espécie esteja sempre disponível no ambiente. Durante todo o período de defeso, os pescadores envolvidos nesta atividade não podem pescar, e se dedicam a outras atividades relacionadas à pesca, como confecção de aparelhos de pesca, limpeza e reparos nas embarcações de pesca, etc. Wellington explicou também, que é necessário que se realizem pesquisas em parceria, unindo o conhecimento acadêmico com o conhecimento tradicional dos pescadores, a fim de encontrar soluções para os problemas enfrentados na pesca, que são principalmente sobre a revisão do período de defeso, os tipos de instrumentos mais adequados para a pesca da lagosta e algumas dificuldades junto aos órgãos reguladores e de fomento da atividade.

O grupo também visitou o Estaleiro e a Fábrica de Gelo. O encontro foi muito produtivo, dado o enorme conhecimento passado pelos pescadores aos alunos do 2° Ano do Curso Técnico em Pesca.

A visita foi organizada pelos professores Monique , Victor Hugo e Clinger, e contou com o apoio fundamental do pescador Wellington, do Diretor de Pesca "Beto", e "Neinho", entre outros pescadores.


Por: Monique Lopes Ribeiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página