Campus Piúma participa de expedição promovida pela Semam-Aracruz no rio Piraquê-Açu
Imagem: Humberto de Marchi
Na segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Semam) organizou uma expedição com o objetivo de estimular a sustentabilidade da pesca das espécies de peixes e crustáceos que habitam os rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim. A ação contou com a participação e parceria de pescadores, representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - Campus Piúma e Ifes - Campus Aracruz), ICMBio e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
Além de promover a integração entre pescadores e as intituições envolvidas, os estudos realizados durante a ação têm como objetivo caracterizar o período de piracema de cada espécie de peixe presente nos rios e reconhecer técnicas sustentáveis de pesca, visando estabelecer legislações que protejam cada espécie.
De acordo com o professor e diretor do Ifes - Campus Piúma, Marcelo Fanttini Polese, "o ponto central dessa ação é promover o diálogo com a comunidade, a fim de identificar os desafios enfrentados e também obter conhecimento sobre a cultura local existente. Com isso, nós, do Ifes, em conjunto com os pescadores e a SEMAM, buscamos uma compreensão compartilhada e interesses comuns, visando encontrar uma solução inovadora que promova a sustentabilidade da região".
*Contém informações e foto retiras de aracruz.es.gov.br
Acesse a notícia completa em: https://www.aracruz.es.gov.br/noticias/semam-promove-expedicao-no-rio-piraque-acu-com-conselheiros-pescadores-e-pesquisadores-do-ifes-12638?fbclid=PAAaacISXTeeBQ09oJBPl8RqJiGAh6OthQ8kTKJcUI_E7_sCdfzgRqzqJ5fgA
Redes Sociais