Projeto PESCAMARES da SEAG, em parceria com o Ifes - Campus Piúma, promove encontro das lideranças do Setor Produtivo Pesqueiro em VItória-ES.
Na segunda-feira (26/06), em Vitória-ES, lideranças do Setor Produtivo Pesqueiro do Espírito Santo reuniram-se com Secretarias Municipais de Pesca e Aquicultura de diversos municípios, Subsecretarias de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Marinha do Brasil, Polícia ambiental, IBAMA, SEAMA, SENAR, IDAF, INCAPER e outras instituições diretamente envolvidas no eixo produtivo.
O encontro fez parte das ações do Projeto PESCAMARES, executado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAG), junto com o Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Foram apresentados os resultados do trabalho executado durante 2 anos e 3 meses, onde realizou-se visitas a campo, reuniões com prefeituras e diversos seguimentos, além de oficinas para obtenção de um diagnóstico preciso da atual situação da pesca no Espírito Santo. O projeto foi além do diagnóstico, conseguiu-se elaborar ações necessárias para buscar superar os desafios detectados, de forma participativa com todas os seguimentos citados anteriormente. Utilizou-se uma abordagem metodológica apoiada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO): A Abordagem Ecossistêmica na Gestão Pesqueira (AEGP). Os resultados do projeto contribuíram para o processo de governança, pois subsidiará o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032) no eixo da pesca.
“A participação do Ifes - Campus Piúma na execução do projeto, construindo as diretrizes para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo pesqueiro no Estado de forma coletiva e participativa, consolida o eixo Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca como um seguimento estratégico de desenvolvimento produtivo. O diálogo entre o setor produtivo com os órgãos municipais, estadual e federal foi um marco na construção de políticas públicas a longo prazo e contribuirá com Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14), Vida na água. Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas”, afirmou o Engenheiro de Pesca e Docente do Ifes, Victor Hugo da Silva Valério.
Redes Sociais