Com participação do Ifes - Campus Piúma, expedição captura e monitora 38 tubarões em Fernando de Noronha
Durante a expedição, realizada ao longo do mês de julho, foram capturados 38 tubarões, dos quais foram coletadas amostras de sangue e instalados equipamentos para rastreamento e monitoramento dos animais. O principal objetivo da pesquisa é compreender o comportamento dos tubarões ao redor do arquipélago de Fernando de Noronha, com ênfase no tubarão-tigre. No entanto, além dessa espécie, também foram registradas e coletadas amostras de outras espécies presentes na área. A pesquisa contribuirá para um melhor entendimento da dinâmica dos tubarões em seu habitat natural e para o desenvolvimento de estratégias de conservação.
Os transmissores e receptores acústicos utilizados foram adiquiridos por meio de projeto aprovado em edital da Fapes pelo professor Dr. Jones Santander Neto, coordenador do Laboratório de Dinâmica de Populações Marinha (Dimar) do Campus Piúma. O prof. Dr. Jones também esteve em Fernando de Noronha, de 9 a 18 de julho, participando da expedição, que foi realizada em parceria com o Projeto Tubarões e Raias de Noronha, entre outras instituições.
Leia a notícia completa em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2024/08/09/expedicao-captura-e-monitora-38-tubaroes-em-fernando-de-noronha.ghtml
Redes Sociais