Página inicial > Notícias > Ifes - Campus Piúma aprova Mestrado Profissional em Economia Azul e Biodiversidade

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 09h47 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 09h49

O Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Piúma celebra a aprovação do Mestrado Profissional em Economia Azul e Biodiversidade pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A aprovação deste mestrado inédito no Brasil, anunciada juntamente com outros três novos cursos de pós-graduação do Ifes, marca um importante passo na interiorização da educação superior no estado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, destacou a relevância dessa aprovação. "É um momento inédito para nossa instituição, com quatro cursos aprovados, sendo que três deles são pioneiros no Brasil", afirmou. Ele enfatizou a importância de levar a pós-graduação ao interior do estado, criando oportunidades para aqueles que aspiram a avançar em suas carreiras acadêmicas.

O Mestrado em Economia Azul e Biodiversidade tem como missão a formação humana integral, aliada à formação social e valorização da cultura oceânica, a exploração sustentável dos recursos oceânicos e a conservação da biodiversidade dos ecossistemas marinhos e costeiros e contribuindo efetivamente com os diversos setores ligados direta e indiretamente à Economia Azul. O curso visa produzir conhecimento e desenvolver produtos técnicos que gerem impactos sociais significativos, alinhando-se à missão institucional do Ifes de promover uma educação pública de excelência. As temáticas abordadas no programa estão diretamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente aos ODS 2, 7, 8, 9, 11, 12, 13 e 14.

O programa contará com linhas de pesquisa focadas em dois eixos principais: "Biodiversidade e Recursos Oceânicos" e "Economia Azul e Sustentabilidade Marinha". A primeira linha se dedica a estudos sobre biodiversidade marinha, monitoramento e conservação ambiental, enquanto a segunda busca desenvolver conhecimentos sobre bioeconomia, economia circular e turismo sustentável. Essas áreas visam produzir conhecimento técnico e inovador, com impactos positivos nas comunidades locais e nos setores produtivos.

O curso tem como público-alvo portadores de diploma de graduação em áreas relacionadas, como Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, entre outras. A formação oferecida permitirá que os egressos desenvolvam habilidades e competências para atuar em pesquisa aplicada, extensão tecnológica e inovação sustentável, promovendo soluções para desafios contemporâneos.

Com mais essa iniciativa, o Ifes - Campus Piúma reforça seu compromisso com a educação, pesquisa e extensão de qualidade, alinhando-se às políticas de desenvolvimento regional e às diretrizes da Agenda 2030 da ONU.

*Contem informações de ifes.edu.br/noticias