Ifes - Campus Piúma marca presença na FEBRACE 2025 com projetos inovadores alinhados à Economia Azul
De 24 a 28 de março, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Piúma participou da 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), considerada a maior mostra de projetos científicos do país.
A participação dos nossos estudantes nesse importante evento nacional foi possível após a trajetória de destaque nas feiras científicas capixabas, com participação na FECISC (Feira de Ciências Sul Capixaba) e na FECINC (Feira de Ciências e Inovação Capixaba), etapas classificatórias fundamentais para a seleção dos projetos.
O campus integrou a delegação capixaba organizada pela FECINC, apresentando dois projetos desenvolvidos no Laboratório de Mecânica e Naval, que se destacaram pela inovação e compromisso com a sustentabilidade e segurança marítima.
Os trabalhos apresentados foram:
- CARVÃO DE PEIXE: AGREGANDO VALOR AOS RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DO PESCADO COM PROCESSOS TERMOQUÍMICOS, da estudante Mariana Chicon Rigoti, sob orientação do Prof. Flávio Lopes Francisco Bittencourt.
Desenvolvido com financiamento da Fapes (Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo), o projeto propõe uma solução sustentável para o aproveitamento de resíduos da pesca, transformando-os em carvão ativo por meio de processos termoquímicos, contribuindo para a redução de impactos ambientais e geração de novos produtos.
- MAR SEGURO: APLICATIVO MÓVEL PARA SEGURANÇA NO TRANSPORTE MARÍTIMO, dos estudantes Matheus Amorim Lovatti, Maria Eduarda Silva Telles Gomes e Luiza Meirelles da Cunha Lucas, sob orientação do Prof. Lucas de Carvalho Guesse.
Contando com bolsas de iniciação científica do Ifes, o aplicativo desenvolvido fornece alertas aos navegantes, indicando áreas de risco com base no histórico de acidentes registrados pela Diretoria de Portos e Costas, aumentando a segurança na navegação. O projeto foi agraciado na FEBRACE com o 2° lugar no Prêmio Mentalidade Marítima, concedido pela Marinha do Brasil, destacando sua relevância para o setor.
A importância de participar de eventos como a FEBRACE
A participação em feiras científicas permite aos estudantes ampliar seus conhecimentos, trocar experiências com pesquisadores de todo o país e desenvolver habilidades essenciais para sua formação profissional. Além disso, projetos como esses reforçam o compromisso do Ifes - Campus Piúma com a inovação tecnológica e a pesquisa aplicada.
Alinhamento com a Economia Azul
Ambos os projetos estão diretamente conectados com a Economia Azul, novo horizonte estratégico do campus, que busca promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos marinhos e costeiros. O "Carvão de Peixe" valoriza resíduos da pesca, enquanto o "Mar Seguro" contribui para a segurança no transporte marítimo, reforçando a missão do Campus Piúma de fomentar soluções para o setor.
Parabenizamos nossos estudantes e orientadores pelos resultados alcançados. Agradecemos especialmente à Fapes e à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes pelo fomento à pesquisa, fundamental para o desenvolvimento de projetos científicos capixabas. O Campus Piúma segue comprometido com a excelência na pesquisa e na formação de profissionais capazes de transformar desafios em oportunidades.
Redes Sociais