Página inicial > Notícias > Outubro Rosa

Outubro Rosa

Publicado: Sexta, 10 de Outubro de 2014, 13h59 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h51

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

No Espírito Santo a campanha “Outubro Rosa – Um toque pela vida” é realizada pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). Durante todo mês de outubro, os principais monumentos públicos e pontos turísticos do Estado são iluminados de rosa, em sinal de alerta para identificação do câncer de mama em sua fase inicial.

O Instituto Federal do Espírito Santo campus Piúma, entendendo que a prevenção é sempre a melhor opção, apoia e participa desta iniciativa.

A iluminação convencional da fachada do campus foi substituída pela cor rosa no dia 09/10.

Os servidores foram convidados a mudar a cor de suas assinaturas do e-mail institucional para rosa durante o mês de outubro demonstrando assim sua adesão a campanha.

No dia 09/10 uma palestra foi ministrada pela Enfermeira Roberta Léllis de Souza – Estratégia da Saúde da Família de Piúma, onde foram abordadas questões pertinentes à saúde da mulher, principalmente no que se refere a medidas de prevenção do Câncer de Mama.

O tema também será abordado no estande “Espaço Saúde” na IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e I Semana de Engenharia de Pesca.

Contamos com a participação de todos para divulgação e conscientização acerca desta campanha.

Por: Áthyla Caetano.