Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

Índice de Artigos

Ifes 2018 min
 
 

O Ifes – Campus Piúma está localizado na microrregião do Litoral Sul do Estado do Espírito Santo, na cidade de Piúma, a 96 km da capital do Estado. O perfil do campus está direcionado ao eixo de Recursos Naturais e atua efetivamente no setor pesqueiro. Oferece dois cursos técnicos integrados ao ensino médio (Técnico em Aquicultura e Técnico em Pesca), dois cursos de graduação (Engenharia de Pesca e Complementação Pedagógica: Letras/Português, Matemática, Física, Biologia e Química) e um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos (na modalidade à distância). Também são ofertados cursos de extensão (com curta duração) e eventos destinados a toda comunidade acadêmica, bem como atividades artísticas, culturais e esportivas.

Possui 937 alunos(*) que residem nas seguintes cidades: Alfredo Chaves, Anchieta, Cariacica, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Vila Velha e Vitória. Os alunos do curso de Pós-Graduação na modalidade à distância são dos Estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. 

O Ifes – Campus Piúma já formou 1.283 alunos desde a sua implantação em 2010(*). É destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): 1º lugar entre as escolas do Litoral Sul Capixaba nos de 2017, 2018 e 2019 e 12º lugar no ranking entre as escolas públicas do Espírito Santo. Conquistou o 1º lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade, promovido pela TV Gazeta Sul, edição 2016, na categoria instituições de ensino, com a ação “Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul Capixaba”. Os alunos também destacaram-se nas olimpíadas estudantis: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (2012, 2021) e Olimpíada Brasileira de Robótica (2016). 

        Os alunos são atendidos por equipe multidisciplinar composta por: Assistentes de Alunos, Auxiliares em Administração, Assistentes em Administração, Técnicos(as) de Laboratório, Técnica de Enfermagem, Tradutora/Intérprete de Linguagem e Sinais, Revisora de Textos Braille, Pedagogos(a), Técnico em Assuntos Educacionais, Psicóloga, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Professor de Atendimento Educacional Especializado. Através da Política de Assistência Estudantil do Ifes, os alunos podem participar anualmente do Programa de Auxílio-alimentação, Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, Moradia e Transporte.

A equipe de servidores é composta por 46 professores efetivos, 8 professores substitutos, 43 técnico-administrativos em educação e 6 estagiários. Também possui 24 colaboradores terceirizados que prestam serviços nas áreas de segurança, limpeza e manutenção do Campus.

Possui 13 Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Núcleo de Estudos Tecnológicos (NETEC): Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interculturalidade e Diversidade (GEPIDi); Gestão de Políticas Públicas do Esporte, Lazer e Promoção de Saúde; Grupo de Pesquisa em Exercício e Esporte; Grupo de Estudos em Engenharia Naval (GENAV); Grupo de Estudos Territoriais e a Atividade Pesqueira (GETAP); Ecologia de Tartarugas Marinhas do Espírito Santo (GETAMES); Sedimentologia e Dinâmica Ambiental; Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências; Ecologia Microbiana; Maricultura e Recursos Pesqueiros; Grupo de Estudos em Pesca e Conservação (GEPEC); Grupo de estudos em processamento de pescado (GePP)

Fazem parte da estrutura do campus: Núcleo de Relações Internacionais (NRI), Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

A Biblioteca Clarice Lispector possui amplo acervo (2.493 títulos e 7.575 exemplares*) e ainda disponibiliza acesso às seguintes bibliotecas digitais: Repositório Institucional do Ifes, EBSCO Host, Minha Biblioteca, Periódicos Capes, Biblioteca Domínio Público, Google Book, Biblioteca Digital Mundial, The National Academies Press, Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital e Sonora, Project Gutenberg e Public Library of Science.

Para proporcionar uma formação prática aos alunos, o Ifes – Campus Piúma conta com 20 laboratórios: Informática (2 laboratórios), Biologia, Física, Ecologia Microbiana, Microcospia, Processamento de Pescado, Química, Tecnologia Mecânica e Naval, Transformação do Pescado, Análise de Alimentos, Biologia e Ecologia Vegetal, Aquicultura Ornamental, Arte de Pesca, Carcinicultura, Dinâmica de Populações Marinhas, Malacocultura, Nutrição e Produção de Organismos Aquáticos, Oceanografia e Clima e do Núcleo de Estudos Tecnológicos.

Possui 12 salas de aulas climatizadas (cada sala é composta por 40 carteiras, quadro branco, projetor multimídia e mesa do tipo escritório para a acomodação do professor), armários individuais para pertences dos alunos, 03 salas para professores, banheiros acessíveis, ginásio poliesportivo, planetário itinerante, ecoponto para destinação de resíduos, rede wi-fi, amplo auditório com capacidade para 200 pessoas. Para proteção e guarda de documentos impressos dispõe de 2 modernos armários deslizantes. Nas dependências do campus também há uma Cantina que atende a comunidade interna. Além disso possui 1 embarcação, 3 veículos e 1 mini Buggy (tipo gaiola) para atender as necessidades administrativas e desenvolver ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

 

* Dados de fevereiro/2022

 

Infraestrutura física:

Área do terreno: 19.959,73 m² 

Área construída: 11.158,00 m² 

Área administrativa: 653,00 m² 

Área pedagógica: 641,00 m² 

Área esportiva: 1.176,00 m² 

Espaço físico da biblioteca: 344 m²

Abastecimento de energia elétrica: Usina Fotovoltaica/ Escelsa/ Rede Pública

Abastecimento de água: Cesan/ Rede Pública 

Esgoto Sanitário: Cesan/ Rede Pública

Destinação de lixo: Ecoponto/ Coleta Periódica/ Reciclagem Rede Pública

Velocidade de conexão à internet: 100mbps

Conectividade: Dedicada/Fibra Óptica

Vagas de estacionamento para veículos: 58

Vagas de estacionamento para motocicletas: 14

Vagas de estacionamento para bicicletas: 130

Vagas de estacionamento para veículos de pessoas com necessidades específicas: 03

Acessibilidade: Blocos acessíveis através de rampa de acesso e elevador (no Bloco de Processamento do Pescado) e 01 cadeira de rodas para uso no campus para pessoas com necessidades específicas.

 

Dados cadastrais:

CNPJ: 10.838.653/0019-27

Código e descrição da atividade econômica principal (Receita Federal): 85.41-4-00 - Educação profissional de nível técnico

Código Sistec: 13839

Código Siorg: 123841

Código Siafi: 158892

Código LOA: 26406 (Ifes)

Código INEP: 32078480

 

Outras informações em plataformas oficiais:

Plataforma Governança em Números - GeN Ifes

Plataforma Nilo Peçanha MEC

Indicadores Educacionais INEP

Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro (e-MEC)

 

Informações sobre a cidade de Piúma:

IBGE Cidades

Poder Executivo Municipal de Piúma

Câmara Municipal de Piúma

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página