Página inicial > Notícias > Portfólio de Leitura – Livro A hora da estrela, de Clarice Lispector

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Portfólio de Leitura – Livro A hora da estrela, de Clarice Lispector

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2015, 15h16 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h39

O trabalho de leitura do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector, foi uma tentativa de fazer com que os alunos realizassem uma imersão na obra de uma das escritoras mais importantes do século XX.

No entanto, assim como explica a professora e pesquisadora Angela Kleiman, para a grande maioria dos alunos, a leitura em sala de aula é “difícil demais, justamente porque ela não faz sentido”.Dessa forma, a ideia de elaborar um pouco mais essa leitura transformou um trabalho aparentemente simples em um projeto de integração entre obra, alunos-leitores e professora. Foram dois meses de profundo contato com Macabéa, Rodrigo S.M., Glória e Olímpico, os principais personagens do livro. E esse caminho não poderia ter outro ponto de partida: a biblioteca da escola. Não somente porque é lá onde se encontram as obras de Clarice, mas também porque a biblioteca recebe o nome da escritora. Dali, os alunos das turmas de Primeiro Ano de Pesca e de Aquicultura (divididos em quatro turmas matutinas e vespertinas) puderam começar a entender a importância dessa leitura.

Desde então, a leitura se fez em paralelo com outras atividades, como é o caso da interpretação de músicas, da última entrevista de Clarice Lispector e do filme de Suzana Amaral. Durante dois meses, tornou-se comum que os alunos compartilhassem nas redes sociais frases da autora e se sensibilizassem com Macabéa. Mais comum ainda era encontrá-los com a professora debaixo de uma sombra no campus, em horário de aula, lendo e discutindo assuntos desencadeados da própria apreensão da leitura, como a opressão social, a alienação, a subjetividade, a ato de escrever, os direitos da mulher, etc. Assim, ler A hora da estrela era estar na sala de aula, fora dela, em casa, no coletivo ou individualmente. Por isso, muito material de reflexão foi surgindo, o que permitiu uma avaliação complexa, mas nem por isso prazerosa, chamada Portfólio de Leitura.

Foi somente ao final da “leitura completa” que os alunos, em grupos, efetuaram a última tarefa, que consistia em a) tecer comentários sobre o livro; b) produzir um fichamento de leitura que se deu ao longo do processo acima descrito; c) responder à pergunta: por que ler A hora da estrela?; d) demonstrar de maneira criativa como foi a experiência de leitura individual e do grupo. Nesse sentido, os portfólios entregues impressionaram pelas ideias ali contidas, bem como a dedicação dos alunos para com uma atividade que, antes, poderia parecer monótona e tediosa. As respostas à pergunta “Por que ler A hora da estrela?” foram igualmente interessantes, uma vez que nos deparamos com impressões como: “é um livro difícil de ler, mas depois que entendemos, temos pena de Macabéa e percebemos que existem muitas Macabéas pelo mundo”. Ou seja, agora a leitura faz sentido.

O reconhecimento da qualidade dos trabalhos estendeu-se também para a biblioteca, local fundamental para intercâmbio de ideias em qualquer área do saber. A bibliotecária Ana Muller e a auxiliar de biblioteca Eliana Bedim Teodoro acompanharam todo o processo de leitura dos alunos, percebendo, inclusive, que os livros de Clarice começaram a ser mais procurados. Ana e Eliana propuseram uma exposição dos trabalhos neste começo de ano para que todos os alunos e servidores do IFES campus Piúma percebam a importância de estar em contato com os livros e tudo o que envolve a leitura.

Quem foi Clarice Lispector?

Nasceu na Ucrânia (1920) e naturalizou-se brasileira. Escreveu romances, contos, ensaios e, para os jornais, escrevia muitas crônicas. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Faleceu em 1977, no Rio de Janeiro.

{gallery}portfolio-de-leitura{/gallery}

Profª Sarah Vervloet Soares - Língua Portuguesa - Mestre em Estudos Literários.