Página inicial > Notícias > Seleção de alunos bolsistas e voluntários para o Grupo de Estudos em Processamento de Pescado (GePP)

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2015, 14h16 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h39

Título do Projeto: Desenvolvimento e caracterização tecnológica de hidrolisado proteico de pescado a partir de co-produtos (resíduos) do processamento do pescado.

Durante o processamento do pescado, apesar de se buscar um maior rendimento dos produtos comestíveis, a produção de resíduos ou coprodutos é inevitável.

No Brasil, o aproveitamento de resíduos da industrialização de pescado é baixo, tendo como principais destinos o preparo de farinha de pescado para rações, o acúmulo em tanques sem receber qualquer tipo de tratamento ou o descarte nas imediações do local de processamento, contribuindo para a contaminação ambiental. A produção mensal de resíduos do processamento de pescado da empresa Fishes Brazil chega a 100 toneladas sendo que mais da metade é doada e o restante descartada sem qualquer aproveitamento.

O desenvolvimento de novos produtos provenientes dos resíduos da indústria pode contribuir para reduzir impactos ambientais a partir do descarte incorreto desse material, agregando assim valor aos produtos oriundos da pesca. A hidrólise enzimática pode ser um método viável para utilização dos co-produtos da indústria pesqueira, hoje vistos como um recurso potencial em vez de ser descartados como resíduos. Denominado pela sigla FPH (Fish Protein Hydrolysated), conforme designado pela Food and Agriculture Organization (FAO), esse produto pode atingir uma concentração de proteína de 90%, além de apresentar propriedades funcionais úteis para a indústria alimentícia.

O Ifes Campus Piúma, por ter seu eixo tecnológico voltado para recursos pesqueiros, possui infraestrutura e equipe técnica capaz de buscar alternativas visando atender essa demanda, cumprindo assim seu papel de promover tecnologia e desenvolvimento do setor pesqueiro no estado do Espírito Santo. O projeto será desenvolvido pelo grupo de pesquisa denominado Grupo de Estudos em Processamento de Pescado (GePP), que tem como objetivo a imersão dos conhecimentos relacionados à Ciência e Tecnologia do Pescado, constituído por 8 docentes e 7 discentes, estruturado com laboratório de análise de alimentos, laboratório de química e usina piloto de beneficiamento/processamento de pescado.

Esse projeto propõe o desenvolvimento e a caracterização tecnológica de hidrolisado proteico de peixe a partir do processo de hidrólise enzimática de co-produtos (resíduos) do beneficiamento de pescado, visando atender a demanda da indústria pesqueira Fishes Brazil, qual seja: reduzir a carga orgânica produzida e o problema da poluição ambiental, bem como, possibilitar a agregação de valores econômicos e de rentabilidade à empresa.

Este edital tem o objetivo selecionar estudantes BOLSISTAS e VOLUNTÁRIOS de graduação que estejam devidamente matriculados a partir do 2º período do curso de Engenharia de Pesca do Ifes Campus Piúma e estudantes que estejam devidamente matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Ifes campus Piúma, para participarem deste projeto, a fim de contemplar o edital CNPqSETEC/MEC 017/2014, ao qual a proposta foi submetida e aprovada.

Clique aqui para visualizar o edital

Edital de convocação para entrevistas

Resultado da seleção de bolsistas

Por: Marcelo Giordani Minozzo.