Página inicial > Notícias > 1ª Atividade pratica dos Calouros do Curso de Engenharia de Pesca do Ifes Piúma

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

1ª Atividade pratica dos Calouros do Curso de Engenharia de Pesca do Ifes Piúma

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 10h14 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h38

Os estudantes do primeiro semestre do curso de Engenharia de Pesca do Ifes Piúma já começaram as atividades letivas com força total, literalmente. Eles participaram, no segundo dia de aula, de uma pesquisa científica sobre a Ecologia de tartarugas marinhas nas regiões costeiras de Piúma/ES, realizada pelo Núcleo de Estudos e Educação Ambienta (NEEA) do Ifes Piúma.

A atividade de pesquisa, autorizada pelo ICMBio, SISBIO nº 43135/1, de 19/05/2014, foi desenvolvida para captura de tartarugas marinhas por meio de rede de arrasto de praia na ilha do Gambá, localizada ao lado do Instituto. Foram efetuados dois lances de arrasto para captura dos Quelônios marinhos. Durante a atividade, os estudantes receberam informações básicas da disciplina de Introdução a Engenharia de Pesca, ministrada pelo Professor Dr. Marcelo Giordani Minozzo e de outras disciplinas do curso relacionadas a extensão pesqueira e a biologia com apoio dos professores M.Sc. Thiago Holanda Basilio e pelo Prof. M.Sc. Jacques Douglas Coimbra Dias.

Infelizmente não foi coletada nenhuma tartaruga na rede de pesca. Contudo, com a captura de Siris do Gênero Callinectes, o trabalho de Dinâmica de populações que seria desenvolvido com as tartarugas pode ser realizado com os Crustáceos coletados. Para isso os estudantes tiveram que medir o comprimento da carapaça dos organismos, além de registrar informações sobre o sexo e se as fêmeas estavam em período de reprodução (ovadas). Isso é importante para o conhecimento das características biológicas dos recursos pesqueiros explorados na região, com o intuito de subsidiar medidas de gestão e administração pesqueira, pensando na sustentabilidade dos recursos e dos sistemas de pesca desenvolvidos.

Com isso os estudantes puderam perceber, na pratica, as características da atividade pesqueira com o apoio dos pescadores locais que auxiliaram na pescaria e como podem se atuar em atividades de pesquisa, ensino e extensão oferecidas pelo Ifes Piúma. Os professores envolvidos agradecem a colaboração dos estudantes nessa atividade e convida aos interessados para participarem de outras ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Educação Ambiental do Ifes Piúma.

{gallery}atividade-pratica -calouros-2015{/gallery}

Texto: Prof. M.Sc.Thiago Holanda Basilio
Coordenador do Núcleo de Estudos e Educação Ambiental (NEEA)
Portaria Nº 060 de 07 de março de 2012.