Página inicial > Notícias > Um total de 156 kg de resíduos coletados no Trote Ecológico 2015 – Ifes Piúma

Um total de 156 kg de resíduos coletados no Trote Ecológico 2015 – Ifes Piúma

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 10h33 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h38

O NEEA (Núcleo de Estudos e Educação Ambiental), a convite da Coordenação geral de Ensino e ao educando (CAE) do Ifes Piúma, realizou na semana de boas vindas dos alunos do ano letivo de 2015 do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, Campus Piúma, o trote ecológico.

Essa atividade foi realizada de acordo com o Plano nacional de resíduos sólidos e do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) do Instituto Federal de Educação, por meio de atividades de sensibilização e coleta dos resíduos sólidos seletivamente, como trote dos novos estudantes, e mostrando a eles a importância desta atividade.

O trote ecológico consistiu inicialmente na apresentação das atividades desenvolvidas pelo NEEA para servidores do Ifes, alunos e colaboradores desse núcleo. Nesse momento foram citadas as atividades desenvolvidas pelo núcleo, no período de 2012 a 2014. Também foi apresentado o Plano de Logística Sustentável (PLS) para servidores e comunidades escolar, com lançamento da campanha de Educação Ambiental a ser desenvolvida em 2015.

Em seguida os alunos receberam uma wiskiser do IFES oferecidos pela Direção Geral do Ifes Piúma. Após a entrega das garrafas de água para os estudantes, foi explicado sobre a atividade do trote ecológico passo a passo, norteando os participantes no que seria desenvolvido. Os calouros foram encaminhados a sala do NEEA para o início da coleta de resíduos sólidos nas proximidades do Ifes Piúma. Chegando ao núcleo, foi realizado o alongamento, orientados pela professora de Educação Física da instituição, Priscila Soares. Depois de alongados, os estudantes foram separados em grupos, com cores diferentes para serem identificados junto aos resíduos coletados seletivamente (azul, amarelo, rosa e verde). Os grupos contaram com a participação de 08 pessoas, em média. Os alunos se distribuíram para realização da coleta seletiva dos resíduos na praia e na ilha do Gambá, ambos localizados no entorno do Ifes Piúma.

Essa dinâmica foi realizada, com um total de 70 pessoas durante o período de 1 hora e 30 minutos em cada turno, tanto com os alunos do matutino (Técnico em Pesca) quanto do vespertino (Técnico em Aquicultura). Contudo os estudantes foram deslocados para diferentes locais, a saber: matutino na praia Doce e praia de Acaiaca, e a turma do vespertino na ilha do Gambá. Os grupos foram guiados por dois integrantes do NEEA e servidores colaboradores, para registro de cada resíduo coletado pelos estudantes, para quantificá-los e pesá-los ao final da atividade, além de orientá-los na caminhada.

No período matutino foram coletados aproximadamente 110,269 Kg de resíduos, dentre eles, com maior número as embalagens plásticas, canudos, tampas de metal, PETs, papeis e madeiras. Já no período vespertino foram coletados aproximadamente 45,680 Kg de resíduos, dentre as de maior número estão as embalagens de preservativos, vidro, e papeis.

Conclusão

A atividade elaborada foi de suma importância para a sensibilização dos novos estudantes do campus Piúma. Visto que muitos dos alunos, possuem pouca ou nenhuma informação a respeito do destino adequado dos resíduos sólidos, na qual a atividade possibilitou um melhor entendimento do assunto.

Ao término da coleta cerca de 156 kg de resíduos sólidos foram retirados do ambiente, dentre eles plástico mole, plástico duro, metal, papel, vidro, borracha, madeira e outros. Com intuito de sensibilização e conscientização, a atividade demonstrou resultados positivos, onde foram observados a participação e colaboração dos estudantes e servidores do Ifes, para um mundo melhor e cada vez mais sustentável.

Equipe de Organização:

Prof. Thiago Holanda Basilio

Prof. Priscila Soares

Prof. Marcelo Paes

Equipe de Colaboração

Prof. Eduardo Rodrigues Gomes

Prof. Monique Lopes Ribeiro

Aline Morschel

Fabrício Ribeiro Tito Rosa

Estudantes

Karolini Guisso Donna (Estagiária-Graduação em Eng. Ambiental)

Wander Lúcio da Luz (Graduação Eng. De Pesca -Ifes)

Letícia dos Santos Fragoso (Estagiária Técnico Aquicultura)

Olga Emília Baumgartem França (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)

Marcelly Almeida Teixeira (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)

Claudielle Seabra Alves (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)

Texto: Prof. M.Sc.Thiago Holanda Basilio
Coordenador do Núcleo de Estudos e Educação Ambiental (NEEA)
Portaria Nº 060 de 07 de março de 2012.