Página inicial > Notícias > Servidor do IFES – Campus Piúma participa do 9º Seminário Nacional de Educação do SINASEFE

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 11h10 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h35

O 9º Seminário Nacional de Educação (SNE) do SINASEFE, realizado em Porto Seguro-BA, entre os dias 23 e 26 de abril de 2015, teve como tema a “Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica: onde estamos e o que queremos?”.

O 9º SNE contou com palestras, mesa redonda, grupos de trabalho, apresentação de textos-base e artigos sobre o tema proposto com foco no ensino federal. Dentre os artigos e textos-base apresentados, dois deles foram de autoria do servidor técnico administrativo do IFES – Campus Piúma, Rodrigo Lana Duarte, em conjunto com servidores de outros Campi, sendo um destes trabalhos apresentado pelo próprio servidor.

O primeiro artigo, intitulado “Análise da Lealdade dos Alunos do IFES: Campus Cariacica, Nova Venécia e Piúma”, apresentado pelo servidor Rodrigo, e elaborado em conjunto com os servidores Rogério Luiz Pin Callegari (IFES – Campus Nova Venécia) e Bruno Faé (IFES – Campus Cariacica), aponta que a lealdade dos alunos que estão se formando nos cursos técnicos integrados destes Campi está diretamente relacionada com a imagem da instituição e a satisfação pelo ensino ofertado por ela. O ponto principal deste artigo foi identificar quais são as variáveis que influenciam os estudantes a serem leais ao Instituto Federal do Espírito Santo.

O segundo artigo, intitulado “A influência da Gestão Estratégica da Instituição de Ensino Superior Pública e Privada no Comportamento do Docente”, apresentado pelo servidor Carlos Alberto F. dos Santos (IFES – Campus Vila Velha), elaborado em conjunto com os servidores Rodrigo Lana Duarte e Paulo Roberto Borghi Moreira (IFES – Campus Guarapari), aponta que existe influência no comportamento do docente pelas estratégias utilizadas na gestão das IES públicas e privadas, condizente à missão de cada instituição. O ponto principal de análise do artigo partiu das variáveis Gestão das IES, Estratégias, Departamento e Docência, levando-se em consideração se a Gestão Estratégica das IES Públicas e Privadas influenciam no comportamento do docente.

Os SNE's do SINASEFE debatem a concepção de educação pública defendida pela base do Sindicato para a Educação Profissional no Brasil. A próxima edição do evento, o 10º Seminário Nacional de Educação, acontecerá daqui há 21 meses.

{gallery}sne-rodrigo{/gallery}

Por: Rodrigo Lana Duarte.