Página inicial > Notícias > IFES Piúma participa da 2ª Feira Verde do município

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

IFES Piúma participa da 2ª Feira Verde do município

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2015, 15h53 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h34

Nos dias 01,02 e 03 de junho de 2015, o NEEA (Núcleo de Estudos e Educação Ambiental) representou o IFES na 2ª Feira do Verde de Piúma, com o tema “Os quatro elementos pelo meio ambiente”.

Durante o evento foram expostos alguns projetos desenvolvidos pelo NEEA como o monitoramento das tartarugas, o Peixe Guia, o levantamento da ictiofauna na região costeira de Piúma, além das ações de trilhas ecológicas, coletas seletivas e do Plano de Gestão de Logística Sustentável. Esses projetos estão relacionados com os temas da Feira Verde 2015 e que precisam de cuidados para completa preservação ambiental. Esse evento foi organizado e realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Educação do município de Piúma, ambos parceiros do NEEA.

Durante a Feira ambiental também foram oferecidos pelo NEEA jogos ecológicos, tais como dama, jogo da memória e jogo da velha com imagens de tubarões, raias e peixes marinhos. Esses jogos foram elaborados para oferecer maior conhecimento e sensibilização dos participantes sobre a biodiversidade marinha e a necessidade do desenvolvimento de pesquisas científicas para conhecimento da fauna local.

Para abrilhantar ainda mais o evento, os estudantes do IFES Piúma, do 2º ano Pesca matutino, apresentaram, em dois momentos, o teatro de fantoches “Turminha do Rizo”. Que contou a história de tubarões, raias, um pescador, sua filha e uma estudante pesquisadora que aprendem a proteger os amigos do fundo do mar, por meio de uma história bem divertida com os fantoches.

Aproximadamente 250 pessoas visitaram o stand do NEEA durante os três dias da Feira e receberam informações sobre os projetos desenvolvidos pela equipe do NEEA. A maioria dos participantes foi composta de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio das diversas escolas municipais de Piúma. O IFES agradece a parceria e o convite da Prefeitura de Piúma para participação desse evento de grande importância para o meio ambiente de Piúma. Com ele mais pessoas puderam perceber a necessidade de proteção dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.

Equipe do NEEA

Prof. Thiago Holanda Basilio (Coordenador)

Prof. Priscila Gonçalves Soares

Prof. Marcelo Paes Gomes

Prof. Jacques Douglas Coimbra Dias

Profa. Silvana Maria Gomes da Rocha (Participação nos Ensaios dos Estudantes Fantoches)

Karolini Guisso Donna (Estagiária-Graduação em Eng. Ambiental – Faculdade Pitágoras)

Olga Emília Baumgartem França (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)

Marcelly Almeida Teixeira (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)

Claudielle Seabra Alves (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)

Silvio César Costa (Graduação Eng. de Pesca - Voluntário)

Natália Carriço Paulo (Graduação Eng. de Pesca –Voluntário)

Luciano Pinto de Almeida (Graduação Eng. de Pesca -Voluntário)

Carolina de Souza Moreira (Graduação Eng. de Pesca - Voluntário)

Tharllei Moutinho Camargos (Graduação Eng. de Pesca - Voluntário)

Yghor Junior Carneiro (Graduação Eng. de Pesca - Voluntário)

Grace Real Heln (Graduação Eng. de Pesca - Voluntário)

Maria Eduarda da Silva Passamani (Voluntária Técnico Pesca)

Integrantes dos Fantoches:

Samara Dias das Neves

Jad Alpoim Marigo

Yasmin Ciciliotti Leite

Jully Ribeiro dos Reis

Thiago de Assis Souza

Davila Victor de Sousa

Eduardo da Rocha Souza

{gallery}feira-verde-2015{/gallery}

Por: Thiago Holanda Basilio.