Página inicial > Notícias > Teste do pezinho

Teste do pezinho

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 10h37 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h33

Os alunos do 4º ano Pesca do IFES Piúma, realizaram no dia 08/06 uma ação para marcar o dia do Teste do Pezinho.

Tal ação foi direcionada pela professora de Educação Física, Mestre em Educação, Priscila Soares, com o objetivo de relacionar patologias atreladas à forma de pisar com a saúde e qualidade de vida do indivíduo, por exemplo, auxiliando na escolha do tênis ideal para cada tipo de pisada.

O dia 06/06 é uma data que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de realizar o exame de prevenção nos recém-nascidos com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

Fazer o teste é um direito da criança e um dever dos pais. O exame detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê; é obrigatório por lei e gratuito em todo no Brasil desde 1992.

Neste sentido, na hora do intervalo, os alunos do 4º Pesca convidaram os demais alunos e professores a realizarem um teste rápido que auxilia na identificação do tipo de pisada.

Os pés foram mergulhados em uma vasilha com tinta guache e depois foi feita uma pisada no jornal. Através da imagem dos pés (pegadas no jornal), as pessoas foram orientadas quanto ao seu tipo de pisada e as implicações para escolha do calçado ideal e as possíveis patologias causadas pela forma de pisar. Panfletos informativos também foram distribuídos.

Muitos estudantes e professores participaram da atividade e deram um retorno positivo sobre a ação, cujo destaque é o desconhecimento de muitos sobre a sua própria forma de pisar.

Classificação Morfológica dos pés

Tipos de pisada

MAIS IMAGEM:

Por: Priscila Gonçalves Soares.