Página inicial > Notícias > Educação Ambiental com Escola Paulo Freire de Piúma-ES

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Educação Ambiental com Escola Paulo Freire de Piúma-ES

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2015, 13h41 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h33

No dia 12 de junho de 2015, o NEEA (Núcleo de Estudos e Educação Ambiental) do IFES Campus Piúma, realizou a atividade com os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire, localizada na cidade de Piúma.

Essa ação foi realizada em comemoração a Semana do Meio Ambiente (05 de Junho) e contou com uma sensibilização a respeito da problemática da poluição ambiental e da destinação inadequada dos resíduos sólidos nas praias e ruas de Piúma. A atividade foi realizada para promover uma integração dos estudantes com o meio ambiente e também desenvolver uma coleta seletiva dos resíduos sólidos espalhados na Ilha do Gambá e Praia doce.

De início foi apresentado aos estudantes a importância de se preservar o meio ambiente, mostrando algumas atividades que o NEEA propõe, como os projetos de pesquisa sobre a biodiversidade marinha da região, a coleta seletiva e o reaproveitamento dos resíduos no espaço NEEA Sustentável, onde os estudantes puderam perceber várias maneiras de reutilizar materiais (madeiras, plásticos, pet) que seriam destinados de maneira indevida nas ruas e praias da cidade.

A atividade contou com a participação de 30 pessoas, dentre eles 19 estudantes e 03 professores da escola Paulo Freire. Além de 08 integrantes do NEEA. Os participantes foram separados em três grupos de 09 pessoas para coleta em diferentes locais, a saber: praia Doce (amarelo), foz do rio Piúma na ilha do gambá (verde) e interior da ilha (vermelho). Antes da coleta os estudantes foram orientados para um alongamento de aquecimento para atividade em campo.

Após uma hora de coleta os resíduos foram levados para pesagem no NEEA e assim cada grupo conseguiu coletar respectivamente 31 kg, 22 kg, 4 kg; de resíduos sólidos (Figura 1) Totalizando 57 Kg de resíduos sólidos coletados.

Dentre os principais resíduos coletados encontram-se o plástico mole, plástico duro, metal, papel, vidro, borracha, isopor, madeira e outros (Figura 2). A quantidade total de resíduos coletados foi de 1.009 (unidades). A praia Doce teve a presença de uma maior quantidade de resíduos coletados (540 unidades), seguido da foz do rio Piúma ( 316 unidades) e o interior da Ilha do Gambá 153 (unidades).

Com intuito de sensibilização sobre a importância da destinação adequada dos resíduos sólidos, a atividade demonstrou resultados satisfatórios. Foram observados a completa participação e interação dos estudantes com essa proposta de pesquisa sobre os principais tipos e quantidades de resíduos encontrados de maneira inadequada nas praias e nas ilhas de Piúma. Esse fato comprova a necessidade de um longo trabalho de Educação Ambiental para possibilitar um maior envolvimento das pessoas para diminuição da quantidade de resíduos destinada nas praias da cidade.

Dessa forma o IFES Piúma e o NEEA agradecem a colaboração de todos os envolvidos na atividade e em especial aos estudantes e professores da escola Paulo Freire pelo envolvimento e dedicação nessa ação ambiental promovida em parceria entre as duas instituições.

Figura 1. Peso total dos resíduos sólidos coletados no município de Piúma/ES no dia 12.06.2015.

Figura 2. Tipos e quantidades de resíduos coletados na praia doce, Foz e no interior da Ilha do Gambá no município de Piúma/ES no dia 12.06.2015.

Equipe do NEEA envolvida na Organização:
Prof. Thiago Holanda Basilio
Prof. Priscila Soares

Karolini Guisso Donna (Estagiária - Graduação em Eng. Ambiental - Pitágoras)
Olga Emília Baumgartem França (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)
Marcelly Almeida Teixeira (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)
Claudielle Seabra Alves (Bolsista PIBIC_EM_07/2014)
Maria Eduarda – Voluntária

{gallery}educacao-ambiental{/gallery}

Por: Thiago Holanda Basilio.