Página inicial > Notícias > Homenagem aos Pescadores e Marisqueiras do município de Piúma-ES

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Homenagem aos Pescadores e Marisqueiras do município de Piúma-ES

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2015, 09h57 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h31

Nos dias 27 e 28 de junho de 2015, o NEEA (Núcleo de Estudos e Educação Ambiental) do IFES Piúma, em parceria com a Secretaria de Cultura do município de Piúma e com o Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP) promoveram o evento para homenagear dia do pescador, dia esse, 29 de junho.

A ação foi realizada para parabenizar e agradecer o brilhante trabalho dos profissionais da pesca e aquicultura local e principalmente pela ajuda nos projetos de pesquisa e extensão que o NEEA realiza, como, a Analise integrada de sustentabilidade da pesca artesanal em Piúma; Coleta e identificação da ictiofauna na região costeira e estuarina e Monitoramento das tartarugas na região. Todos esses projetos contam com a ajuda essencial dos pescadores e marisqueiras, para as coletas de dados e dos ensinamentos por eles transmitidos.

A homenagem também se deu por meio de exposição na praça Thomas Duton no centro da cidade, com o stand junto ao IHGP, a qual estava expondo fotos antigas da região, ou seja, raízes dos pescadores e marisqueiras. Vídeos elaborados pelo NEEA foram apresentados durante todo o evento aos participantes. A exposição se manteve aberta durante os dois dias, comparecendo um público mínimo de 260 pessoas, desde crianças à idosos.

Ao final de toda recepção as pessoas que passavam por ali receberam um chaveiro feito de materiais reciclados pelos estudantes do NEEA, além de um pergaminho com uma singela homenagem aos pescadores e marisqueiras e cartões postais de Piúma cedidos pelo IHGP.

A atividade foi satisfatória ao ver a emoção de pescadores e marisqueiras junto a suas famílias, vendo o glorioso trabalho que exercem, trazendo resultados benéficos a comunidade Piumense. Nosso muito obrigado e parabéns a toda comunidade pesqueira de Piúma e de todo litoral brasileiro.

{gallery}homenagem-pescadores-marisqueiras{/gallery}

Por:
Natalia Carriço – Voluntária do NEEA – Estudantes Engenharia de Pesca - IFES
Karolini Guisso Dona – Estagiária do NEEA – Estudantes Engenharia Ambiental - Pitagoras
Prof. Thiago Holanda Basilio – Coordenador do NEEA