Página inicial > Notícias > A Comissão de Enfrentamento ao Aedes aegypti realizou nesta sexta-feira (26/02) ação de conscientização voltada para comunidade escolar

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Publicado: Terça, 01 de Março de 2016, 13h14 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 12h59

A comissão criada para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti formada pelos servidores Athyla Caetano e Suzana Bianquini Menergado, ministrou capacitação e palestras nesta sexta feira (26/02) voltadas a comunidade interna do campus - funcionários terceirizados, discentes e docentes.

Os 15 funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza, jardinagem e manutenção do campus participaram de uma capacitação para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, falou-se sobre doenças causadas pelos recentes vírus que este mosquito também é vetor, especialmente do Zika Vírus e sua relação com a microcefalia. Também foi abordada a biologia deste mosquito, como identificar possíveis criadouros e ao final foi apresentado um Plano de Trabalho onde dividiu-se toda área do campus em micro-áreas, e cada uma delas foi delegada a cada participante. Passando a ser sua responsabilidade inspecionar toda área que lhe foi delegada em busca de criadouros em potencial e eliminá-los. A inspeção será realizada semanalmente, as quartas-feiras, e em seguida checada na escala de inspeção. Ressalta-se que esta capacitação foi cadastrada como curso de Formação Inicial Continuada - FIC, e os participantes serão certificados.

As palestras foram realizadas nos dois turnos e tiveram como público alvo discentes e docentes do campus, cerca de 300 participantes. Esta ação objetivou orientar e tirar dúvidas sobre o Zika Vírus, dengue, chynkungunia e o que têm em comum, o mesmo vetor. Foram apresentados dados epidemiológicos atualizados, nacionais e locais, das doenças abordadas. Apresentou-se também as últimas pesquisas que estão sendo realizadas a fim de comprovar a relação entre o Zika Vírus e a microcefalia e como se dá a ação do vírus sobre o Sistema Nervoso Central - SNC.

Falou-se também das ações de combate ao Aedes aegypti que estão sendo realizadas e programadas em nosso campus e todos foram convocados a participar. Foi proposto aos participantes que atuem como multiplicadores, levando as informações recebidas e repassando-as para o maior número de pessoas.

Só cuidar do nosso campus não resolverá o problema, cada um deve fazer sua parte.

{gallery}Comissao-de-Enfrentamento-ao-Aedes-aegypti{/gallery}

Por: Áthyla Caetano.