Página inicial > Notícias > Exposição “Escritoras que fazem a história” na biblioteca do campus Piúma

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Exposição “Escritoras que fazem a história” na biblioteca do campus Piúma

Publicado: Quarta, 09 de Março de 2016, 16h23 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 12h58

A Biblioteca Clarice Lispector, do Ifes campus Piúma, está com uma exposição chamada "Escritoras que fazem história".

Idealizada pela professora de Língua Portuguesa Sarah Vervloet e pela bibliotecária Ana Müller, a exposição tem o objetivo de chamar atenção para números e fatos que impressionam: a cada 165 autores, apenas 27,3% são mulheres; o Nobel – prêmio mais importante da literatura mundial, concedido anualmente desde 1901 – foi recebido por apenas 13 mulheres até hoje; dos 25 romances premiados entre 1990 e 2014 pelo Jabuti, prêmio de maior relevância no cenário brasileiro, apenas 16% foram escritos por mulheres, todas brancas e de classe média; a FLIP, maior festival literário do país, criado em 2003 pela editora inglesa Liz Calder e realizado anualmente, só homenageou uma mulher até hoje, a escritora Clarice Lispector; as mulheres representam apenas 37,8% das personagens; 31,7% dos narradores e 28,9% dos protagonistas. As mulheres são sempre mais jovens que os homens, 25,1% são donas de casa e 9,6% não têm ocupação; enquanto 35,9% das obras escritas por mulheres apresentaram protagonistas masculinos, em apenas 13,8% das obras o caso contrário foi verdadeiro (Fonte: Regina Dalcastagnè, 2005).

A exposição apresenta obras de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Jane Austen, Carolina Maria de Jesus, Marília Carreiro Fernandes, Cecília Meireles, Aline Dias, Lygia Fagundes Telles, Bernadette Lyra, entre outras.

Além disso, a professora Sarah realizou uma aula com o Primeiro Ano de Pesca, durante a qual diversas estatísticas sobre a mulher foram colocadas em discussão, como é o caso da violência, da diferença de salário etc. Ao final, os alunos montaram um varal no pátio da escola com essas estatísticas e com mensagens relativas ao tema.

{gallery}exposicao-escritoras{/gallery}

Por: Sarah Vervloet Soares.