Página inicial > Notícias > Divulgada a lista de Inscritos no Curso: Prática da Pesquisa em Ecologia da Ictiofauna Costeira

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2016, 11h26 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h23

Estudos ecológicos básicos destinam-se à caracterização de padrões de riqueza e abundância na natureza e são indispensáveis para entendermos os processos que governam tais padrões, assim como para antevermos impactos ambientais gerados por intervenções antrópicas.

Apesar de o Brasil deter a maior diversidade de peixes marinhos do Neotrópico, o conhecimento existente hoje sobre a ecologia básica dessa diversidade, indispensável para suas conservações, ainda é muito limitado. Felizmente, o número de estudos suprindo tal carência vem aumentando ano a ano. É esperado manutenção dessa tendência em médio prazo, assim como um consequente aumento na demanda por profissionais qualificados para atuação nessas pesquisas. Nesse sentido, o presente curso de extensão do Ifes Campus Piúma, tem como o objetivo oferecer aos alunos de graduação uma formação básica sobre questões teóricas e, sobretudo, práticas e analíticas relacionadas aos estudos ecológicos da ictiofauna em ambientes costeiros. O objetivo do curso será a compreensão e aplicação prática de metodologias ecológicas e amostrais, fundamentadas no método científico ou em demandas de estudos de impacto e monitoramento ambiental. Espera-se que o curso capacite os alunos para atuação em estudo ecológico em ictiofauna, bem como os habilite para elaborar e conduzir um estudo básico dessa natureza.

Carga horária do curso: 48 horas

Maiores informações: acesse a link com a ementa do curso

Lista de inscritos

Ementa do curso e critérios