Página inicial > Notícias > Inicio do Projeto de Educação nas Escolas de Piúma

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Inicio do Projeto de Educação nas Escolas de Piúma

Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2016, 08h28 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h23

Nos dias 26, 27 e 28 de abril e 02 de maio de 2016, foram realizadas as primeiras atividades de Educação Ambiental com a visita as escolas E.M.E.F Céu Azul, E.M.E.F Itaputanga, E.M.E.F José de Vargas Scherrer e E.M.E.F Manoel dos Santos Pedroza, respectivamente. O projeto de Educação Ambiental está sendo realizado com quatro escolas municipais de Piúma e tem o objetivo de sensibilizar os estudantes e educadores sobre a importância da preservação do meio em que vivemos, garantindo as presentes e futuras gerações.

O projeto será realizado entre os meses de abril e junho, com a participação dos servidores do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), dos estagiários da graduaçao do (NEA) e estudantes do Técnico em Pesca (Ifes), além de outros profissionais nas escolas a serem contempladas por esse projeto.

As ações serão realizadas com base no Calendário Ecológico, do qual serão escolhidos temas ambientais a serem abordados de diversas formas com os estudantes. Estão programados quatro encontros com cada escola, para que haja uma continuidade nessas ações e que a sensibilização desses alunos ocorra efetivamente.

O objetivo maior desse projeto é sensibilizar os estudantes, professores, e a comunidade sobre os graves problemas atuais como a falta de água, destinação errada de resíduos sólidos, sustentabilidade, biodiversidade da região costeira de Piúma, por meio de dinâmicas, jogos, apresentação de slides, trilhas ecológicas, vídeos educativos, visitas ao laboratório de biologia do IFES, aulas de campo na Ilha do Gambá.

Além de apresentarmos as ações e a infraestrutura do campus Piúma para despertar interesse nos jovens a serem os futuros ingressos no Ifes. Espera-se que esse projeto atinja no mínimo 155 pessoas entre estudantes, professores e servidores. E que eles deem continuidade ao trabalho de sensibilização em suas casas e no espaço extra-classe.

{gallery}Projeto-de-Educação-nas-Escolas-de-Piúma{/gallery}

Texto: Karolini Guisso Donna estudante de Engenharia Ambiental (Pitágoras), Ana Paula Chaves e Thiago Andere estudantes de Ciências Biológicas(PUC-Belo Horizonte-MG).

Coordenação do Projeto: Prof. Thiago Holanda Basilio

Servidores do Ifes Envolvidos: Jones Santander Neto; Fabricio Tito Rosa e Igor Barbarioli Muniz

Fotos: Thiago H. Basilio