Página inicial > Notícias > 1º Primeiro Encontro de Educadores Ambientais do Ifes

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

1º Primeiro Encontro de Educadores Ambientais do Ifes

Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 11h13 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h19

Foi realizado nos dias 10 e 11 de junho de 2016 o primeiro encontro de Educadores Ambientais do Ifes, com intuito de conhecer as práticas ambientais realizadas e fortalecer os laços para que juntos se possa construir um planejamento integrado em rede entre os profissionais que atuam nessa área. O encontro foi organizado pelo Coletivo Jovem Albatroz e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes Campus Piúma.

O evento contou com apoio de diversos colaboradores e parceiros que auxiliaram na organização: Coopervidas, Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Obras e Comunicação da prefeitura de Piúma, técnicos administrativos, floricultura e artistas. O evento reuniu profissionais e estudantes do ensino técnico e da graduação, além de diretores convidados, pesquisadores, docentes, ONG´S e empresas vinculadas à área. Estiveram presentes aproximadamente 230 pessoas de diversas regiões e instituições do Espírito Santo.

No auditório do campus Piúma a cerimônia de abertura contou com apresentação de dança: “Movimento triste para o rio”, que de forma artística fez uma crônica ao desastre do Rio Doce. A partir de então foi iniciada as apresentações das empresas, ONG's e cooperativas que priorizam a importância das boas relações com o meio ambiente. Foram feitas mesas redondas abertas a perguntas e na sequencia realizou-se as apresentações das atividades dos Ifes, que estão ligadas à Educação Ambiental. Foram apresentadas atividades educativas relacionadas ao tema que foram desenvolvidas por diversas instituições capixabas e pelos servidores e estudantes do Ifes. Por meio de votação se estabeleceu que o próximo encontro será realizado no Ifes Campus de Alegre. Ao fim das apresentações foi realizada uma oficina aberta para levantamento de propostas para o planejamento em rede do programa de Educação Ambiental do Ifes. Para finalizar o evento foi realizada uma atividade cultural de capoeira com puxada de rede e jogo de roda.

No segundo dia do encontro foi realizado um mutirão de sensibilização com a comunidade e limpeza do Rio Piúma. Aproximadamente 80 pessoas participaram dessa ação. Os estudantes, profissionais e moradores da comunidade estiveram presente para conversar com os ribeirinhos sobre a importância da preservação e para realização da limpeza do rio. Para isso foram utilizadas embarcações com apoio dos moradores locais. Ao término do dia foram coletados 260 kg de resíduos sólidos. O Ifes agradece a todos os participantes que, de alguma forma, contribuíram para realização do evento. Espera-se que a semente da educação ambiental tenha sido plantada e possa garantir a sustentabilidade para a presente e futuras gerações.

{gallery}1-Primeiro-Encontro-Educadores-Ambientais{/gallery}

Relatoria: Grace Real Hon