Página inicial > Notícias > Dia Mundial de Proteção as Tartarugas Marinhas

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Dia Mundial de Proteção as Tartarugas Marinhas

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2016, 14h49 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h19

O Núcleo de Educação Ambiental juntamente com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Piúma sediou o Dia Mundial de Proteção as Tartarugas Marinhas, que teve apoio do IPCMar (Instituto de Pesquisa e conservação Marinha). O evento ocorreu no dia 16 de junho de 2016 e teve início às 08 horas com término às 18 horas. Este evento é mundialmente celebrado no dia do aniversário do Dr. Archie Carr, uma forma de homenagear um dos maiores pesquisadores e protetores das tartarugas marinhas.

Ao chegar na quadra os visitantes eram recepcionados pelos instrutores e direcionados numa visita guiada onde foram abordados diversos temas relativos às tartarugas marinhas, como o porque do dia 16 de junho ser celebrado o Dia de proteção a esses seres, que são de suma importância para o ecossistema marinho. Em seguida eram direcionados para o início do percurso a ser realizado, o Ciclo de Vida das Tartarugas Marinhas, demonstrado através de uma réplica do ninho exemplificando o nascimento. Após este havia um cenário com explicação através de imagens sua chegada ao mar, alimentação, migração, reprodução e desova, fazendo com que os visitantes do evento conhecessem mais sobre a espécie e sua história de vida.

Posteriormente seguiram para uma explicação sobre as espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, com exposição de tartarugas taxidermizadas, crânios de tartarugas e cascos de grandes tartarugas que chamaram a atenção do público. Dando continuidade, havia uma sessão da relação do homem com as tartarugas, seus conflitos, consequências e formas de mitigação dos prejuízos causados as espécies marinhas, em uma mostra de resíduos sólidos presos em uma rede de pesca como forma de chamar a atenção para o prejuízo que eles podem causar aos oceanos, tartarugas e outros animais. Após passarem por todo ciclo, entravam no cinema com um pequeno vídeo explicativo do Projeto TAMAR, onde eram abordados diversos aspectos da conservação das tartarugas marinhas. Em sequência havia um cantinho da leitura e área de jogos e oficinas, com desenhos para pintura onde as crianças e jovens fizeram várias obras de arte. Ao final foi entregue aos visitantes lembrancinhas recicláveis e marcadores de livro com formato de tartarugas.

Cerca de 268 pessoas visitaram a exposição, dentre elas alunos e servidores do Ifes, e algumas escolas municipais de Piúma como a E.M.E.F José de Vargas Scherrer, E.M.E.F Céu Azul, E.M.E.F Itaputanga e E.M.E.F Manoel dos Santos Pedroza, com a visitação de alunos do 9º anos e 5º anos.

Logo após o encerramento da exposição, teve início, às 16 horas, o ciclo de palestras destinado ao público e alunos do Ifes, com as seguintes palestras: “Biologia e conservação das tartarugas marinhas” (Jackson Santana, funcionário do IPCMar); “As tartarugas marinhas da Baía do Araçá (litoral norte de São Paulo)” (Dr. Riguel Feltrin Contente); “Dados preliminares sobre a estrutura populacional das tartarugas marinhas na região costeira de Piúma, ES” (graduanda em Engenharia de Pesca, Natália Carriço de Paulo). O ciclo de palestras teve 108 ouvintes, perfazendo um total de 376 pessoas em todo o evento.

{gallery}Dia-mundial -protecao- tartarugas-marinhas{/gallery}