Página inicial > Notícias > Dia Mundial de Limpeza de Praias em Piúma IFES – NEEA – Núcleo de Estudos e Educação Ambiental Secretaria de Meio Ambiente e Educação do município de Piúma

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 16h37 | Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 08h33

No dia 21 de Setembro, o NEEA – Núcleo de Estudos e Educação Ambiental do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Piúma, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Educação da Prefeitura Municipal de Piúma, realizou o primeiro evento do Dia Mundial da Limpeza de Praia nesse município.

O evento reuniu estudantes e servidores do IFES e de outras escolas de Piúma. Um total de 90 voluntários conseguiu coletar cerca de 3.378 resíduos com peso total de 168,195 kg. A coleta durou cerca de duas horas e dentre os resíduos, os mais encontrados foram plástico duro, plástico mole, isopor e papel. Das regiões de realização da coleta: Praia Doce, Praia do Acaiaca, Prainha, Lameirão, Foz, Buraca, Mirante, Trilha do Mato Seco e Trilha do Sagui, verificou-se que a mais impactada pela concentração de lixo é a Praia Doce com uma quantidade de 1.146 resíduos.

A coleta teve como consequência a obtenção de informações sobre diferentes tipos e quantidades de resíduos encontrados na Ilha do Gambá e na Praia Doce, localizadas nas proximidades do IFES, Campus Piúma. Essas informações serão fundamentais para mostrar que realmente existe a necessidade da realização de campanhas educacionais com moradores e turistas para promover a correta destinação dos resíduos.

Autor: Núcleo de Estudos e Educação Ambiental - NEEA.