Página inicial > Notícias > Ifes campus Piúma adere à Campanha Outubro Rosa

Ifes campus Piúma adere à Campanha Outubro Rosa

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2013, 09h53 | Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 08h33

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo e tem como objetivos a luta contra o câncer de mama e o estímulo à adesão participativa da população, de empresas e entidades diversas. O nome do movimento remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra esse tipo de câncer.

No Espírito Santo, a campanha “Outubro Rosa – Um toque pela vida” é realizada pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). Durante todo mês de outubro, os principais monumentos públicos e pontos turísticos do Estado são iluminados de rosa, em sinal de alerta para identificação do câncer de mama em sua fase inicial.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete o sexo feminino em todo o mundo. E, no Brasil, o quadro não é diferente. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o câncer mais comum entre as mulheres. No Sudeste a incidência supera a média nacional (69/100 mil). Em 2013, estima-se o surgimento de 52.680 novos casos da doença no país, numa média de 52 casos a cada 100 mil mulheres. O Instituto Federal do Espírito Santo campus Piúma, entendendo que a prevenção é sempre a melhor opção, não só apoia a campanha “Outubro Rosa – Um toque pela vida” como dela participa.Assim, no decorrer desse mês, em nosso campus, algumas ações já vêm sendo implementadas e outras ainda o serão:

1º Foram confeccionados 500 broches com laço rosa (Símbolo mundial do combate ao câncer de mama) e estão sendo distribuídos entre servidores e alunos.
2º Foi montado um painel com informações relativas ao câncer de mama, ao autoexame e à importância do diagnóstico precoce. O painel teve, também, o objetivo de divulgar a campanha.
3º Os servidores foram convidados a trocarem a cor de suas assinaturas de e-mail institucional pela cor rosa ao longo deste mês.
4º Serão feitas panfletagens nos corredores com a finalidade de conscientizar os alunos acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
5º Alterou-se a cor do fundo de tela da página do site do campus que, durante o mês, será rosa.
6º O Câncer de Mama será tema de uma palestra direcionada aos discentes e servidores.

Contamos com a participação e colaboração de todos os servidores e discentes.

Autor: Áthyla Caetano.