Página inicial > Notícias > Ministro da Pesca e vice-almirante da Marinha assinam acordo no Campus Piúma

Ministro da Pesca e vice-almirante da Marinha assinam acordo no Campus Piúma

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2015, 09h23 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h30

O Campus Piúma, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Zahluth Barbalho; e o diretor de Portos e Costas, da Marinha do Brasil, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros para a assinatura do termo de cooperação técnica para a oferta de Cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para aquaviários. Também participaram da assinatura o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e a diretora-geral do campus, Claudia da Silva Ferreira.

A cerimônia, que lotou o auditório do campus e contou com a presença de alunos, servidores, pescadores, marisqueiras, autoridades locais e regionais, foi iniciada com um recital feito por sete alunos do campus. O texto, em homenagem aos pescadores, é uma obra da professora Celi Maria de Souza.

Além do reitor do Ifes, da diretora-geral do campus, do ministro da Pesca, e do vice-almirante da Marinha, também fizeram parte da mesa de honra da cerimônia, o deputado federal, Lelo Coimbra; o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus Piúma, Sonia Wenceslau Flores Rodrigues; o prefeito de Piúma, Samuel Zuqui; o secretário estadual da Agricultura e Pesca, Octaciano Neto; e o prefeito de Anchieta, Marcos Assad.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, recepcionou os convidados e ressaltou a importância da assinatura para a instituição. “O Campus Piúma é um campus diferente, especial, porque tem um eixo tecnológico especial...aquicultura e pesca. No Brasil no inteiro nós temos um campus assim e é este aqui. Esse acordo altamente significativo porque permitirá que a gente faça uma evolução importante no processo de profissionalização da pesca”, afirmou.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Zahluth Barbalho, falou sobre a expansão dos Institutos Federais e da satisfação de cumprir mais uma etapa para a formação de pescadores através da parceria da Marinha com os institutos federais. “Creio que a educação é a melhor forma de inclusão e de mudança na vida de qualquer pessoa. A educação promove a independência e faz com que se permita que as pessoas escolham os seus caminhos e seus horizontes. Desta forma confraternizo este convênio, sobretudo porque se renovam as esperanças dos nossos pescadores em ter um futuro melhor”, disse o ministro.

O vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, que é diretor de Portos e Costas da Marinha, também falou sobre a satisfação de participar do momento histórico, em que a Marinha do Brasil pode contribuir com a capacitação dos pescadores. “O propósito deste termo de cooperação é complementar com os institutos federais a capacidade de formação e adaptação dos aquaviários. A assinatura deste acordo reveste grande simbolismo, uma vez que a pesca, além do turismo, tem grande participação no produto interno bruto da cidade de Piúma”, afirmou.

O prefeito de Piúma, Samuel Zuqui, aproveitou a cerimônia para entregar uma carta feita por representantes da prefeitura do município, pelos professores do Ifes e pelos pescadores e marisqueiras da colônia de pesca. “Peço que o senhor leia com carinho. Nós passamos por gargalos na atividade pesqueira, esperamos que com o comprometimento dos professores desta Instituição, com as novas tecnologias, possamos dar celeridade neste processo de apoio aos pescadores e às marisqueiras da nossa cidade”, disse o prefeito.

Entrega de diplomas
Durante a cerimônia, o ministro Helder Zahluth Barbalho, também fez a entrega simbólica dos certificados de conclusão de curso aos formandos do Curso Técnico em Processamento de Pescados, José Ricardo Leão de Paula Junior, Luis Nei Martins e Renata Simone Carvalho de Oliveira.

Novo curso
O Ifes é o nono instituto federal do Brasil a firmar esse tipo de acordo. O curso, com previsão de oferta para 2016, será voltado para a formação de Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, na categoria Pescador Profissional (POP - Nível de habilitação 2). O objetivo é regularizar a situação de pescadores profissionais perante a autoridade marítima.

A carga horária é de 160 horas. O aluno é habilitado com as competências exigidas do pescador profissional para o exercício das capacidades previstas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas em qualquer tipo de embarcação de pesca. Para ofertar a formação, o campus contará com o apoio da Diretoria de Portos e Costas, bem como da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

Confira a galeria de imagens do evento.