Página inicial > Notícias > IFES – Campus Piúma comemora, em 26/07/2015, aniversário de 5 anos.

IFES – Campus Piúma comemora, em 26/07/2015, aniversário de 5 anos.

Publicado: Domingo, 26 de Julho de 2015, 00h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h28

Leia a carta de felicitação ao aniversário do Campus, emitida pela Diretora Geral, Cláudia da Silva Ferreira. Carta de Aniversário do IFES – Campus Piúma

Senhoras e Senhores,

Cumprimento a todos com enorme satisfação pela data que vivenciamos hoje, 26/07/2015, o aniversário de 5 anos do Campus Piúma do IFES.

Desde muito cedo este Campus tem passado por enormes conquistas. A primeira delas foi no ano de 2009, com a autorização de uso gratuito do terreno do Campus, passo inicial ao advento do Instituto Federal do Espírito Santo nesta cidade.

A partir de então inúmeras outras conquistas concretizaram-se: a primeira turma de processamento de pescado, em 2010, as primeiras turmas de ensino médio técnico integrado em pesca e em aquicultura, cursos de extensão às mulheres da comunidade, e curso PROEJA FIC, em 2011, a primeira turma de Engenharia de Pesca e a primeira formatura, dos alunos do curso de processamento de pescado, em 2012, o início do curso de Complementação Pedagógica, em 2014 e, em 2015, a acreditação pela Marinha do Brasil do Campus, através do Acordo de Cooperação Técnica tripartite, envolvendo o IFES – Campus Piúma, a Marinha do Brasil e o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Todos esses momentos serviram para consolidar a personalidade do Campus, que é voltada para a área de recursos pesqueiros, fortalecendo a economia local através do caráter técnico que o Instituto emprega a esse nicho de mercado.

Essas grandes realizações, entretanto, só foram alcançadas porque o projeto inicial deste Campus foi sonhado por muitas pessoas, dentre as quais professores, técnicos, alunos, estagiários, comunidade e governo.

Por isso é válido dizer que este Campus nasceu de um sonho. Um sonho vocacionado para o ensino, a pesquisa e a extensão no eixo de recursos pesqueiros. Com os cursos técnicos integrado em pesca e em aquicultura, o curso técnico concomitante em processamento de pescado e, ainda, Complementação Pedagógica e Engenharia de Pesca, estes últimos em nível superior, em apenas 5 anos fizemos valer o nosso lema: “Educação de qualidade para conquistar novos mares”. Para além do ensino, temos nos destacado na pesquisa e extensão, visando cada vez mais aprimorar os processos e criar alternativas para dois setores tão importantes da economia nacional: a área de pesca e aquicultura.

Temos, então, diariamente, sonhado e trabalhado para desenvolver ações de extensão que atendam verdadeiramente aos anseios da comunidade pesqueira onde estamos inseridos, oferecendo educação de qualidade em todos os níveis aos profissionais da pesca e aquicultura, aos seus filhos, netos e demais familiares. Isto porque sonhos se tornam reais quando sonhados juntos. É da união de homens que sonhos tornam-se grandes realizações.

Em 5 anos o Campus Piúma passou a ofertar cursos às mais diversas faixas populacionais, incluindo os cidadãos das mais diversas escolaridades ao processo de ensino, pesquisa e extensão, garantindo formação técnica a todo público, o que propicia um incremento significante de mão-de-obra técnica na economia local e, por conseguinte, a melhoria dos produtos ofertados aos cidadãos.

Dentre as muitas contribuições que o Instituto passou a oferecer à região uma, talvez, pouco mencionada, por vezes, seja das mais importantes: manter o trabalhador de recursos pesqueiros na área, na sua profissão, na sua cultura. Assim, o IFES – Campus Piúma cumpre, também, o papel social necessário a qualquer nação que cuida dos seus filhos: preservar a cultura e a dignidade do seu povo, dando-lhes condições de permanecer com suas raízes, sua profissão e sua história.

Não estamos, então, sonhando só, mas com muitas pessoas, de mãos dadas.

Feliz aniversário ao Campus Piúma. A festa é de todos nós.

Cláudia da Silva Ferreira