Página inicial > Notícias > Dia mundial de Limpezas das Praias - 2015

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Dia mundial de Limpezas das Praias - 2015

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 08h58 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h14

No dia 26 de setembro de 2015, o NEEA (Núcleo de Estudos e Educação Ambiental) do Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Piúma em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Educação do município de Piúma, Empresa Recicla Piúma e do Instituto Nova Aliança realizaram a atividade do Dia Mundial de Limpeza das Praias em Piúma, coletando um total de 350 kg de resíduos sólidos.

A atividade teve inicio as 07:00 horas reunindo os convidados no auditório do Ifes com a participação do Instituto Nova Aliança, a “E.E.E.F.M Filomena Quitiba”, representante da secretária de Educação, do Projeto Albatroz e servidores e alunos do Ifes.

Inicialmente foi apresentado aos participantes a importância de se preservar o meio ambiente, mostrando os problemas ambientais decorrentes da destinação inadequada dos resíduos sólidos e o passo a passo da realização da coleta de resíduos, onde os estudantes, servidores e convidados puderam perceber várias maneiras de reutilizar materiais, que seriam destinados inadequadamente no meio ambiente, em praias, ilhas e mares.

Contamos com a participação de aproximadamente 112 pessoas. Os participantes foram separados em sete grupos de 16 pessoas para coleta em diferentes locais, dentre eles: Praia Doce, Praia da Acaiaca entre os quiosques 1-3, 4-7, 8-9; Ilha do Gambá; Ilha dos Cabritos e Ilha do Meio. Antes da coleta os estudantes foram orientados para um alongamento de aquecimento para atividade em campo, orientados pelos integrantes do NEEA que organizaram e monitoraram a atividade.

Depois de 01:30 minutos de coleta os resíduos foram coletados de maneira seletiva, sendo encaminhados para o refeitório para a pesagem. Cada grupo, junto aos integrantes do NEEA, fizeram a contabilização dos resíduos e assim os grupos separados em cores conseguiram coletar um montante de aproximadamente 350 kg (Tabela 1).

Tabela 1. Locais de coleta, tipos e quantidade total (kg) dos resíduos coletados em Piúma no Dia mundial de Limpeza de Praias em 26 de setembro 2015.

Locais

Cores

Principais resíduos coletados

Peso total (Kg)

Praia Doce

Vermelho

Plástico duro, garrafa pet e madeira

202

Praia Acaiaca (quiosque 1 a 3)

Rosa

Plástico duro, embalagens plásticas, Bituca de cigarro

19

Praia Acaiaca (quiosque 4 a 7)

Amarelo

14

Praia Acaiaca (quiosque 8 e 9)

Preto

6

Ilha do Gambá

Verde

Embalagens plásticas, sacolas plásticas, nylon, Pet

17

Ilha do Meio

Laranja

Garrafa pet, nylon, plástico duro

50

Ilha dos Cabritos

Azul

Embalagens, garrafa pet, sacolas plásticas e alumínio

42

350

Os materiais mais encontrados foram embalagens, sacolas plásticas, plástico duro e outros. Os locais de coleta onde foi encontrado maior quantidade de resíduos foram Praia Doce, Ilha do Meio e Ilha dos Cabritos.

Estes resultados mostram o quanto é necessário a realização de atividades de Educação Ambiental, para possibilitar a sensibilização da sociedade na mitigação dos impactos ambientais gerados pelo homem, através da má destinação dos resíduos. A ação proporcionou a sensibilização para nossa responsabilidade socioambiental no envolvimento para participação desse evento mundial de limpeza de praias.

O Núcleo de Estudos e Educação Ambiental (NEEA) agradece a participação dos estudantes e servidores do Ifes Piúma, a Empresa Recicla Piúma, o Instituto Nova Aliança, a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e o Projeto Albatroz, que contribuíram, além do envolvimento na atividade, com o lanche e materiais para a coleta dos resíduos.

Obrigado a todos que se mobilizaram para esta ação, o meio ambiente agradece!

{gallery}limpeza-praia-2015{/gallery}

Por: Thiago Holanda Basilio.