Página inicial > Notícias > Circuito Mar de Livros – 04 e 05 de novembro de 2015

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Circuito Mar de Livros – 04 e 05 de novembro de 2015

Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2015, 08h47 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 13h08

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro e da Biblioteca e aos 5 anos de Ifes campus Piúma, foi realizado o Circuito Mar de Livros durante os dias 04 e 05 de novembro, por meio do qual o Ifes campus Piúma entrou em contato direto e intenso com a Literatura.

No primeiro dia, aconteceu o Café Literário “Tanto a(mar)”, com um grande lanche e, depois, um bate-papo com dois escritores de Vitória-ES: Saulo Ribeiro e Yan Brandemburg. Ambos falaram para uma plateia de alunos sobre suas carreiras literárias e suas leituras. Os alunos gostaram muito da interação escritor-leitor, fazendo perguntas e divertindo-se com a conversa.

No segundo dia, na parte da manhã, os alunos do Primeiro Ano de Pesca Matutino tiveram uma oficina de criação de microcontos com a escritora Juane Vaillant. Ao final, cada aluno produziu um microconto que foi publicado pela escritora em seu Blog. Em mesmo horário, os alunos dos Segundos Anos Matutinos assistiram a uma palestra realizada pelo escritor Yan Brandemburg, que faz parte do projeto “Semear Palavra”. Já na parte da tarde, todos os alunos participaram, no auditório da escola, de uma oficina de criação poética, realizada pelos escritores e membros da Academia de Letras de Marataízes, Clério Borges e Albércio Nunes. Em seguida, as escritoras Marília Carreiro Fernandes e Juane Vaillant lançaram seus livros “Opala Negra” e “O mundo de cá”, respectivamente, e fizeram um bate-papo literário bastante divertido.

Também durante o evento, uma geladeira de livros foi inaugurada. O projeto do Núcleo de Arte e Cultura (NAC – Ifes/Piúma) e da Biblioteca Clarice Lispector (Ifes/Piúma) contou com a colaboração de servidores para a doação de material para produzir a arte da geladeira e dos alunos para transformá-la em uma biblioteca bonita e diferente. Além disso, todos puderam doar livros para recheá-la do “alimento da alma” e concorreram a um kit com prêmios. A ganhadora foi a aluna Thamires Faustino, do Terceiro Ano de Aquicultura Matutino. O projeto também recebeu uma grande doação de livros da biblioteca do campus de Cariacica, o que tornou a geladeira ainda mais diversificada e fez com que os alunos buscassem por ela ainda mais. Desde então, a geladeira encontra-se no pátio da escola disponível para o empréstimo livre de livros, com apenas essas condições: que o livro seja lido, cuidado e devolvido.

O evento foi encerrado com um sarau de poesias, com declamações de poesias autorais de Bárbara Pérez, Presidenta da Academia de Letras de Marataízes, e dos convidados especiais Roberto Vasco e Francisco Lopes. O Circuito Mar de Letras envolveu toda a escola, servidores e comunidade a fim de um único bem: compartilhar leituras e livros. Por meio de exposições, sorteios de livros e atividades diversas, todos os envolvidos tiveram maior contato com a Literatura brasileira e mundial.

{gallery}circuito-mar-de-livros-2015-2{/gallery}

Por: Sarah Vervloet Soares.