Página inicial > Notícias > Estudantes realizam mapeamento bioecológico e socioambiental na Ilha do Gambá

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Estudantes realizam mapeamento bioecológico e socioambiental na Ilha do Gambá

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 10h07 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2016, 11h22

Os estudantes da turma do 4º ano do Curso Técnico em Pesca realizaram nessa segunda-feira, 19 de setembro, atividades de mapeamento bioecológico e socioambiental na Ilha do Gambá, adjacente ao Ifes/Campus Piúma.

O objetivo da ação foi realizar um levantamento científico sobre os ecossistemas existentes nas ilhas e seu estado de conservação em contraste com as ações antrópicas predatórias percebidas nesses ambientes.

Munidos de formulários específicos foram coletados dados que farão parte de uma apresentação dos alunos, abordando a gestão ambiental das ilhas e dos recursos pesqueiros em seu entorno. Essa apresentação será realizada durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Piúma a realizar-se no próximo mês de outubro, por intermédio de uma mesa redonda com participação de pescadores artesanais e marisqueiras da região.

Esse trabalho faz parte do escopo de um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT intitulado: "As ilhas costeiras de Piúma-ES: um olhar sobre o espaço de educação não formal com vistas à educação ambiental crítica", desenvolvido pelo Pedagogo Charlles Monteiro sob orientação da Profª Manuella Villar Amado e co-orientação ad hoc do Prof. Thiago Holanda Basílio.

O objetivo geral do projeto é investigar o potencial pedagógico das ilhas costeiras do município de Piúma, ES, como espaços de educação não formal, para promoção da educação ambiental crítica a educandos do Ifes/Campus Piúma.

Por meio da inter e transdisciplinaridade da educação ambiental crítica, em espaços de educação não formal, o projeto visa ainda desenvolver uma práxis pedagógica que leve os educandos a refletirem sobre as contradições do atual modelo de civilização, na perspectiva da construção de novas relações entre a sociedade e a natureza, bem como desenvolver a sua autonomia e protagonismo para a transformação de sua realidade local e planetária.

Ao final dos trabalhos, além da dissertação, será elaborado um Guia Educativo sobre as Ilhas Costeiras de Piúma, que ficará disponível no formato eletrônico, para ser consultado por professores e pesquisadores interessados em trabalhar, a partir dos espaços de educação não formal, a educação ambiental crítica com seus alunos.

Colaboram ainda no projeto os docentes do Campus Piúma Victor Hugo Silva e Silva (Tecnologia de Pesca), Nelson Jayme Reis Filho (Navegação Costeira e Oceânica), Clinger Cleir Silva Bernardes (Filosofia), Gracianne de Oliveira Garcia (Língua Portuguesa), Márcio de Paula Filgueiras (Sociologia), Regina de Marchi Lyra Oliveira (Geografia), o pedagogo Marcos Antônio de Jesus e a Profª Denize Mezadri Almeida (Biologia - participante convidada).

{gallery}ilha-gamba-19-09-2016{/gallery}