Página inicial > Notícias > Dia Mundial de Limpeza de Praias em Piúma/ES

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Dia Mundial de Limpeza de Praias em Piúma/ES

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 10h20 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2016, 13h57

No dia 17 de setembro de 2016 o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) do Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Piúma em parceria com o Instituto Nova Aliança, Empresa Recicla Piúma e Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Piúma, realizou o Dia Mundial de Limpeza das Praias.

Esta ação teve o intuito de recolher os resíduos que são depositados incorretamente nas praias e ilhas, pelos moradores da região e turistas que visitam esses locais. O evento contou com a participação de 182 pessoas, incluindo os servidores do Campus, estudantes dos Cursos técnicos em Pesca e Aquicultura, estudantes da graduação de Engenharia de Pesca e comunidade local.

A atividade teve início no auditório com uma palestra para os participantes sobre a importância de se preservar o meio ambiente e os prejuízos ambientais que os resíduos podem causar no meio. A coleta foi organizada em seis grupos e cada grupo ficou responsável por um local, sendo eles: Praia Doce, Praia de Acaiaca, Ilha do Gambá, Ilha do Meio, Ilha dos Cabritos e Canal de Itaputanga.

Os resíduos foram coletados de maneira seletiva através da separação dos tipos de resíduos em plástico mole e duro, metal, isopor, vidro, papelão e papel. Ao final do evento foram coletados cerca de 750 kg de resíduos sólidos. Os materiais mais encontrados foram embalagens, sacolas plásticas, garrafa Pet, Isopor, vidro e outros. Os locais de coleta onde foram encontrados maior quantidade de resíduos foram Praia Doce, Praia de Acaiaca e Canal de Itaputanga.

Esta ação demonstra o quão importante é esta atividade uma vez que, alerta sobre a quantidade de resíduos encontrados no meio ambiente, trazendo à tona a problemática do despejo de resíduos sólidos de forma incorreta.

A equipe do NEA agradece a participação de todos!

{gallery}dia-mundial-limpeza-praias-2016{/gallery}