Página inicial > Notícias > Ifes Piúma vence o Prêmio de Sustentabilidade da TV Gazeta Sul

Ifes Piúma vence o Prêmio de Sustentabilidade da TV Gazeta Sul

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2016, 11h25 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 11h25

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes Campus Piúma recebeu o prêmio de Sustentabilidade Gestão das Águas - Troféu Biguá 2016, ficando em 1º lugar na categoria Faculdade/Cursos Técnicos/Ifes. A solenidade de premiação foi realizada no Buffet Bom Gosto em Cachoeiro de Itapemirim no dia 04 de outubro de 2016. Essa é a 5ª edição do concurso que premia iniciativas que abordam as questões de educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente na região sul do estado.

Para premiação do Troféu Biguá 2016, o NEA fez a inscrição de um projeto de conservação intitulado: Educação Ambiental para o desenvolvimento Sustentável do litoral sul capixaba, sendo realizado por meio de um Programa de Educação Ambiental cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão do Ifes. Dessa forma, o Núcleo desenvolve ações conjuntas de Pesquisa, Ensino e Extensão universitária. Esse Programa vem sendo desenvolvido desde 2014 e conta com diversas projetos, a saber: pesquisa sobre a estrutura de tartarugas marinhas em Piúma; pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos pescadores e marisqueiras de Piúma; projeto de educação ambiental com estudantes de escolas municipais; curso de aperfeiçoamento em educação ambiental de 250 h; promoção do evento do dia mundial de limpeza de praias e dia do meio ambiente; realização do trote ecológico; campanhas de coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos, dentre outras. Um dos principais projetos desenvolvidos pelo NEA é o mapeamento oceanográfico e ecológico das ilhas costeiras de Piúma e o levantamento da biodiversidade associada às ilhas para sensibilização socioambiental e a elaboração de materiais didáticos voltados à conservação das regiões costeiras do litoral sul capixaba. O trabalho é desenvolvido para subsidiar ações para garantir a sustentabilidade para as presentes e futuras gerações.

Desde seu início o programa já mobilizou um publico aproximado de 4.500 pessoas. As atividades do NEA contam com a participação de servidores, estudantes do Ifes, estagiários e profissionais de outras instituições de ensino e de diversos parceiros, tais como a Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente de Piúma, Empresa Recicla Piúma e o Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP). Quem tiver interesse em participar é só procurar os servidores que atuam no NEA para se integrar das atividades e somar ao programa Rede de Educadores Ambientais do Ifes, que o NEA faz parte.